View Geocache Log

Write note clcortez posted a note for Trilhos & Carvão - TV01

Wednesday, December 26, 2012Leiria, Portugal

(..continuação)

O Manel deu-me umas luvas para mão dizendo que podia precisar delas...foi isso que me enganou, e os passos dele cravados no musgo. Foi só seguir o trilho e claro, tal como ele se tinha enganado também eu me enganei. Depois de descer e tentar ser mais racional na busca e menos apressado lá dei com o local da cache e com o dito garrafão de 5l de água que alguém deixou, e bem, junto à mesmo. É que para quem faz a Ecopista e só termina em Porto de Mós este ponto coincide com o meio do percurso, e a ausencia de pontos de água será certamente sentida se não forem preparados.

Depois de assinar o logbook e de também tirar a foto da praxe com a fisga do Manel, seguimos os 6 para baixo, terminando poucos metros depois a ecopista e entrando em caminho mais acessível a outros veículos. Ali, decidimos continuar pela antiga linha descendo até junto à entrada da antiga pedreira que ficava e meio da encosta, encravada entre a linha que ziguezagueava a enconsta da serra.
Depois de chegados a este ponto rumámos por entre vinhas, instalações industriais e depois casas até ao local de encontro e final da caminhada, a velha Central Termoeléctrica.
Chegádos ao local, uma pausa para restabelecer algumas energias e depois uma visita à Central.
Para mim era uma nova visita a um local já conhecido, pois era ali que terminava a nossa cache da [url=http://www.geocaching.com/seek/cache_details.aspx?guid=5e2ab586-6e86-47c3-9374-5840fc02dd40]Rota do Carvão[/url], local que tinhamos escolhido para terminar esta caminhada de cerca de 12km desde a entrada da Mina da Bezerra até ali.
A história da cache da Rota do Carvão foi um dos marcos importantes no meu geocaching. Poder ter uma cache a meias com o Olharapo quase no seu quintal foi algo que me orgulhou muito. Infelizmente a cache não durou muito, porque o local da cache final foi vandalizado. Depois foi já em 2010 que acabou por ser aquivada porque nem eu nem o Paulo conseguimos dar-lhe os melhoramentos necessários. Foi pena a sua perda, mas agora temos uma Ecopista melhorada, caches ao longo da mesma, e um passeio muito agradável para fazer, conforme se pode ver pelas fotos.

Bom depois da visita à central eu o Manel e o Pedro fomos buscar os outros carros ao ponto inicial da caminhada e visitar umas dezenas de metros da mina, que para eles era desconhecida por completo.
Voltámos a Porto de Mós, e procurámos um local para almoçar, acabámos ali perto do centro numa pizzaria recomendada por um colega de trabalho, de onde saímos já bastante depois das 16h.

Despedidas, e cada um foi para o seu lado. Aproveitando o caminho para Lisboa ainda desencaminhei o Manel para ir comer [url=http://www.geocaching.com/seek/cache_details.aspx?guid=7f50fea4-7fe8-4d41-bf06-de56ac180cd0]Picante[/url] do Tou Perdido a Rio Maior.

Muito obrigado pela dia proporcionado, onde a cache foi apenas o bónus desta caminhada feita entre amigos!

Cláudio Cortez

infoThis is the original cache type consisting, at a bare minimum, a container and a log book. Normally you'll find a tupperware container, ammo box, or bucket filled with goodies, or smaller container ("micro cache") too small to contain items except for a log book. The coordinates listed on the traditional cache page is the exact location for the cache.
Visit Another Listing:

Advertising with Us