Skip to Content

View Geocache Log

Found it play mobil found Granite - DP/EC26

Saturday, September 13, 2008Lisboa, Portugal

200809131930

Eu sou da terra do granito e o granito é a minha pedra favorita!
O granito serve para quase tudo, desde a bancada de cozinha e até ao paralelepípedo das calçadas que pode ainda servir como arma de arremesso que não precisa de licença de porte (para já)!
O granito é tolerante e pluralista: Admite nele uma grande quantidade de minerais de outras espécies, de todas as cores estruturas e feitios (mesmo os que têm mau feitio), e mantêm a sua integridade e identidade. A prova disso é a sua atitude policromática. Já vi granitos que eram dourados e até brilhavam e eram caríssimos, mas infelizmente não temos desses cá em casa.
O granito é sexy: É bonito e dá gosto passar-lhe a mão no pêlo, principalmente se for um corte em bruto e não polido ou erudido naturalmente. A escala da textura ao tacto é perfeita, nem grande nem pequena, revela uma regularidade fractal e pode-se facilmente passar horas a apalpar uma pedra daquelas só pelo prazer do tacto. Os tabus sociais ainda não permitiram que se exigissem divórcios por alegada infidelidade com uma pedra, mas num futuro de mentes mais abertas isso poderá ser uma realidade e eventualmente um problema social grave.
Recentemente tem havido manipulações da opinião pública no sentido de denegrir a imagem do granito, nomeadamente boatos a respeito de um tal gás Radão que supostamente tem origem no fim da meia-vida do Urânio, mas todos sabemos que aquilo são apenas problemas de gases, uma coisa banalíssima que se resolve facilmente com uma lamela de AeroOM e a que qualquer pedra nobre tem direito.

Mas enquanto os cães ladram a caravana passa, e o granito é o granito. Eu nasci numa casa em granito e a casa do meu Pai é construída contra a muralha do castelo de Guimarães que também é feito em... Granito, pois claro!
Pode-se dizer que Portugal nasceu no granito!

Muito obrigados!

detalhe I

Additional Images Additional Images

detalhe I detalhe I

detalhe II detalhe II

detalhe III detalhe III

infoAn Earthcache is an educational form of a virtual cache. The reward for these caches is learning more about the planet on which we live - its landscapes, its geology or the minerals and fossils that are found there. Many Earthcaches are in National Parks. Some are multi-cache in form, and some have a physical log book located in or close to a Visitor Center. Earthcaches are developed in association with the Geological Society of America. For more information go to http://www.geosociety.org/earthcache/
Visit Another Listing:

Advertising with Us

Return to the Top of the Page