Skip to Content

View Geocache Log

Found it afelizardo found Confurco - A Catedral do WRC

Saturday, April 6, 2013Braga, Portugal

Esta foi uma daquelas caches que desde a sua saída me deixou com muita vontade de a fazer, tal eram as boas recordações que tinha desta zona.

Tanto é que fui o primeiro a colocar uma note na cache, não pensando no entanto que a viria a fazer passado poucos meses.

O fim de semana não podia ter começado da melhor forma, numa forma de recordar os bons velhos tempos dos ralis, depois de uma passagem pela FIL para ver o Auto Clássico, onde pudemos ver alguns dos verdadeiros bólides que animaram esta Catedral. Seguiu-se uma breve passagem por casa para dormir um pouco á pressa, e antes das 5 da matina já estava-mos a caminho, é que Fafe ainda fica a perto de 300KM.
Ao chegar a Moreira de Rei vimos logo que tinha-mos de por ali deixar o carro e seguir a pé, apesar de ainda faltar muitas horas, e estarmos longe, já dava para perceber que o ambiente se mantinha como nos outros que por aqui tinha estado.
Este era um dos locais em de no final dos anos 80 e principio dos anos 90, fez parte do meu roteiro do Rali de Portugal. Na altura com mais 3 amigos alugava-mos um carro , e durante 4 dias começava-mos pelo troço mais perto de casa, por norma Figueiró dos Vinhos, seguindo depois para a zona de Mortágua, depois era então a ronda pelas Catedrais, primeiro Fafe e depois Arganil.
Confesso que hoje me faz confusão como é que aguantava-mos aquilo, 4 marmanjos num Fiat uno, com tendas, roupas, comer, bebidas, para 4 dias, praticamente sem dormir, já que as noites eram uma festa quase tão grande como de dia a ver os WRC.

Banho?? De vez em quando lavava-mos a cara, é que água por norma por aqui está fria, uma das vezes em na fonte no largo em Moreira de Rei, estava quase congelada.
Este local sempre foi mítico para os amantes dos Ralis, o nome de Catedral assenta-lhe que nem uma luva, assim como os outros dois, Sintra e Arganil.
São locais que só quem por lá viu ralis sabe do que estou a falar, é daquelas coisas que não dá para explicar, só mesmo lá indo é que se percebe.
Infelizmente o Rali rumou para o Algarve, e a meu ver nunca mais foi a mesma coisa.
Há certas coisas que por muito boas que sejam noutros locais, só mesmo em determinados locais é têm razão de ser, é assim com o leitão na Bairrada, com a sopa da pedra em Almeirim, e também com os Ralis no norte e centro de Portugal.
É que isto de trocar Catedrais por Igrejas, ou mesmo Capelas, deu mau resultado, pelo menos na minha opinião.
Espero que a organização tenha aprendido a lição, a presença de Jean Todt no Confurco não foi inocente, e os presentes souberam dar a imagem que rali de Portugal tem de passar por aqui.
Os milhares de pessoas que lá estavam, e isto apesar de ser praticamente a feijões, souberam dar o recado, que penso terá alguma influencia para o ano que vem, já se diz que passara por aqui.

1/1---Continua.

infoThis is the original cache type consisting, at a bare minimum, a container and a log book. Normally you'll find a tupperware container, ammo box, or bucket filled with goodies, or smaller container ("micro cache") too small to contain items except for a log book. The coordinates listed on the traditional cache page is the exact location for the cache.
Visit Another Listing:

Advertising with Us

Return to the Top of the Page