Skip to Content

View Geocache Log

Found it Bringer found A grande Armação

Saturday, October 27, 2007Setúbal, Portugal

FTF!!!!

Tal como prometido, hoje dediquei o dia à zona de Sesimbra/Arrábida. Acordei de manhãzinha e fui ter com os meus amigos Cris (Cristina) e RicardoT a Odivelas. Depois de nos juntarmos seguimos viagem até Sesimbra. O primeiro objectivo do dia era tentar fazer o FTF desta nova cache, o qual, a conseguir, seria o meu primeiro. Chegámos ao local do inicio do percurso (o que está marcado na foto do GE) por volta das 10:15. Já tinha andado a estudar o percurso no Google Earth e à procura de informações do local na internet.

Estacionei o cachemobile e saímos para a rua. Corria uma brisa fresquinha, o ideal para caminhar. Pegámos nas mochilas, nas máquinas fotográficas e GPSr e seguimos caminho. Segundo o GE havia cerca de 2,8 km para percorrer para cada um dos lados. O que não dava para ver previamente era que tipo de caminho iríamos encontrar nem qual a sua inclinação.

Fomos sem grandes pressas e ainda andámos a explorar algumas construções existentes pelo meio do percurso: duas casas abandonadas e um misterioso monólito, mas feito de cimento. O caminho até à ultima casa abandonada era uma estrada de terra batida relativamente larga, por onde um jipe conseguiria passar sem grandes dificuldades (vimos até marcas recentes de pneus). O pior veio a partir de aí. Depois da casa abandonada o caminho passou a ser um estreito, mas bem definido trilho, que seguía a direito por uma encosta inclinada da serra. Ia alternando passagens por entre a vegetação e encostas desprotegidas e cheias de cascalho. A paisagem para o mar era magnífica e lá em baixo pequenas embarcações seguiam junto às rochas.

Finalmente, quando faltavam cerca de 500 metros para a cache passámos por uma estranha estrutura metálica de forma triangular (havia várias espalhadas pelo cume da serra) e iniciámos a descida. A principio a inclinação não era muito acentuada, mas rapidamente foi aumentando. Pior mesmo era que havia muito cascalho solto pelo chão, o que deu azo a alguns derrapanços.

Com muita calma e cuidado conseguimos chegar lá abaixo. À nossa frente estava a armação abandonada, de nome "Calhau da Cova". Eram 11h40m, o que significa que demorámos cerca de 1h15m a chegar. A vista da baía era espectacular. A enorme escarpa vertical da Serra do Risco elevava-se centenas de metros sobre um oceano de tonalidades azuis e verdes. Ao largo várias embarcações davam apoio a muitos mergulhadores que se encontravam na zona. Seguimos em direcção às casas e à cache, a qual foi encontrada quase imediatamente, visto que as coordenadas estavam bem marcadas. Finalmente, o meu primeiro FTF! Dei a honra ao estreante RicardoT de retirar a cache do seu esconderijo e de a abrir. Entreti-me a fazer o log enquanto o Ricardo tirava fotos sobre uma rocha suspensa para o outro lado da encosta. A Cris aprovou o log e também assinou.

Depois de re-escondida a cache metemo-nos a explorar o complexo abandonado. As portas apresentavam cadeados na porta, mas pelos buracos já existentes no telhado dava para vislumbrar um interior onde ainda existiam vários electrodomésticos (todos ao abandono também).

Parámos um pouco para apreciar a vista imponente da baía e para restabelecer forças, com uma pequena refeição, para a caminhada de regresso. Agora era para subir e trepar mais de 150 metros num espaço de 400 metros não foi pêra doce.

Lentamente fomos subindo até regressarmos à estrutura metálica. Respirámos de alívio, a parir dali o caminho era muito mais fácil. Continuamos em direcção ao cachemobile, explorando ainda uma pequena casa abandonada pelo meio.

Eram cerca de 13h30m quando avistámos o cachemobile por detrás de um arbusto. Resultado: 3h15m de aventura, um FTF, um local fantástico, paisagens espectaculares e 3 geocachers contentes!

Daí seguimos para as Marmitas de Gigante, mas isso já é outra história...

Cache altamente aconselhada! Obrigado PdrCA por esta!

TNLN
TFTC!

Abraço!

P.S - Fotos a colocar posteriormente

[This entry was edit

O inicio da caminhada

Visit Another Listing:

Advertising with Us

Return to the Top of the Page