View Geocache Log

Found it PFRS found Penedo da Amizade [Sintra]

Sunday, June 26, 2011Lisboa, Portugal

Domingo, acordei com vontade de fazer Geocaching. Mas não queria umas caches quaisquer. Queria algo diferente do normal, algo bom, queria um desafio, algo que me enchesse as medidas e decidi ir para a zona do Castelo dos Mouros.
Com a Rita a começar a época de exames () lá fui eu sozinho rumo à lindíssima Serra de Sintra.
Estava bastante calor, apesar do Sol não se querer mostrar, estava aquele clima tipo efeito de estufa.

Estacionei num dos parques e segui a seta do Castelo. Era Domingo, pelo que podia aproveitar a borla até às 14h, mas enquanto continuava pelo caminho que ía dar ao Castelo sabia que para a esquerda havia uma outra cache e o seu famossíssimo penedo. Após passar 2 ou 3 trilhos que estavam à minha esquerda, não resisiti, mudei de ideias e virei no próximo trilho que vi.

Tinha ideia que a página da cache continha algumas indicações, mas não quis consultar, apetecia-me um desafio e lá fui eu por um trilho que não sabia bem onde iria dar. Sabía que tinha que ir +- em direção a Norte e foi o que tentei fazer. Após uns minutos de caminhada, sorteando praticamente direcções nas bifurcações que me apareciam, de andar por "trilhos" que de trilhos já tinham muito pouco, de andar praticamente a fazer escalada em rochas e árvores, cheguei ao penedo.
Quando subi a uma rocha e me livrei daquele arvoredo todo é que me pude localizar. Estava perto das muralhas do castelo, liguei o GPS e... - Ok, cerca de 60m em direcção ao mar...a descer portanto.
Nesse momento passam por mim 3 gajos que iam na direcção contrária à minha. Vinham lá de baixo e o objectivo deles era chegar ao castelo.
O caminho até à cache fez-me relativamente bem, alternando entre as rochas e o mato, mas em pouco tempo cheguei ao GZ. Registei o found, saquei umas fotos e descancei um pouco.

Ora, como não queria voltar a subir aquilo tudo para voltar pelo mesmo caminho, optei por continuar a descer por um trilho bem marcado, até que cheguei a um ponto que...não encontrava a continuação.
Andei por ali para trás e para a frente e nada. Estava a ficar muito cansado, cheio de sede e não conseguia encontrar a continuação do trilho. Tentei ir para uma zona descoberta, liguei o GPS e estava a cerca de 200m da [url=http://www.geocaching.com/seek/cache_details.aspx?wp=GC1K6HJ]Largada do Calhau! [Sintra][/url], que por sua vez este estava a cerca de 50m do carro. A consulta dos mapas também pouco ajudou, pois com aquela arborização toda é impossível localizar os trilhos.
Após uns largos minutos a tentar sair dali, decidi ir perguntar a uns gajos que estavam um pouco mais em cima a curtir a natureza, se sabiam ir para o parque do Castelo... mas não sabiam . Estavam ali porque vieram com uns amigos que foram fazer escalada e a única coisa que sabiam é que tinham vindo por umas escadas (que era onde eles estavam) que íam dar à Vila.
Ora, ir parar à Vila era coisa que não me interessava muito, mas também não sabia sair dali por outro sítio. Só tinha 2 soluções: ou descia aquelas escadas todas até à Vila e depois, na pior das hipóteses, subia até ao carro pela estrada ou voltava a subir tudo pelas rochas até quase ao castelo e tentar voltar pelos trilhos e pelos "trilhos" que me tinham levado até ali.
Optei pela 1ª hipótese.
Depois de descer umas quantas estadas vi um bom trilho na direcção do carro. Segui esse trilho, subi, subi e voltei a subir até que...fui ter ao caminho que liga o parque de estacionamento ao Castelo dos Mouros (onde tinha estado inicialmente).
Estava exausto, cansado, com calor, com sede e com fome. Mas estava contente. Foi exactamente o desafio que precisava e que andava à procura...uma aventura assim.

É engraçado consultar agora as informações na página da cache. Foi através dos trilhos indicados no site que cheguei ao parque.
Lógicamente...sai um favotito!

#1245
12h56

Pedro

O Palácio.

Additional Images Additional Images

O Palácio. O Palácio.

O Castelo. O Castelo.

Oeste. Oeste.

O meu fiel amigo. O meu fiel amigo.

Hora do descanso. Hora do descanso.

infoThis is the original cache type consisting, at a bare minimum, a container and a log book. Normally you'll find a tupperware container, ammo box, or bucket filled with goodies, or smaller container ("micro cache") too small to contain items except for a log book. The coordinates listed on the traditional cache page is the exact location for the cache.
Visit Another Listing:

Advertising with Us