View Geocache Log

Found it pmsantana found Cave of Santa Margarida

Sunday, September 30, 2012Setúbal, Portugal

Feita em família Santana (pmsantana, bernardopsantana, Sandra e Martinha), em conjunto com a família Clérigo (pjclerigo).

Já à muito que esta cache estava debaixo de observação, primeiro porque de facto, apesar de sermos todos de Setúbal não conhecíamos a "Lapa de Santa Margarida", depois porque a expectactiva da Cache era bem elevada...e correspondeu mesmo !!!

Depois de descermos os cerca de 200 degraus, caminho construído outrora por um ermitão, até ao local, a gruta da Lapa de Stª Margarida é de facto um lugar mágico e invulgar.

Na gruta encontra-se uma capela construída no século XVII, onde existiam 3 imagens (de Nª Srª da Conceição, Stº António e Stª Margarida).

Após alguma investigação descobrimos alguns dados interessantes sobre este fantástico lugar :

Aqui faziam-se várias peregrinações nos séculos passados, principalmente com os sírios dos Pescadores, e o ambiente era festivo mas de autêntico Recolhimento Espiritual, onde as pessoas oravam e cantavam unidas pelo mesmo sentimento de fé independentemente de sua convicção pessoal.

A gruta mede cerca de 22 metros de comprimento (o números de Anciãos ou Sábios) mas como se liga em algumas partes com outras partes mais pequenas, mede na totalidade 40 metros (número referido várias vezes na Bíblia como marco de acontecimentos importantes. Exe: os 40 dias e 40 noites de chuvas no Dilúvio, os 40 dias que Moisés passou no Monte Sinai, os 40 dias que Jesus passou no deserto, etc.), e pode conter até 400 ou 500 pessoas que no acto litúrgico no passado em louvor à Santa ali venerada, em Missa Cantada, com archotes na mão, dava ao tecto (de estalactites) efeitos surpreendentes que impressionavam a nossa visão.

Nesta gruta brotava também, de uma fonte, a mais bela e fina água que entretanto deixou de correr...

Só é pena algum lixo que ali se encontra....pena que de facto não se preserve as tradições e cultura....mas enfim é o Portugal que temos...

Ficamos orgulhosos, de facto a "nossa Arrábida" é maravilhosa ! E quando pensávamos que já conhecíamos...bem quase tudo, eis que o geocacaching nos surpreende e nos dá a conhecer esta maravilha (que à muito sabíamos existir mas nunca lá fomos).

Quanto à Cache em si, bem escondida, num local também adequado, embora confesse que preferia que estivesse lá dentro do "Santuário". Infelizmente o container tinha algum lixo (não entendo a parvoíce de colocar cigarros num container ou outros objectos...), retiramos, limpamos e deixamos um boneco - o Pinóquio, para deixar uma criança feliz.

Se gostamos - claro que sim - adoramos esta era o grande objectivo da nossa tarde e vai já levar o nosso favorito !!!

TFTC :-)

O grupo a a apreciar a entrada

Additional Images Additional Images

O grupo a a apreciar a entrada O grupo a a apreciar a entrada

Santuário Santuário

infoThis is the original cache type consisting, at a bare minimum, a container and a log book. Normally you'll find a tupperware container, ammo box, or bucket filled with goodies, or smaller container ("micro cache") too small to contain items except for a log book. The coordinates listed on the traditional cache page is the exact location for the cache.
Visit Another Listing:

Advertising with Us