View Geocache Log

Found it lynx pardinus found Cold River - P.Novo

Wednesday, December 30, 2009Setúbal, Portugal

Olharam para os seus pés. Levantaram os olhos e absorveram a planície. Para onde quer que olhassem, a terra estava queimada. Castanha, preta, o fumo a elevar-se de mansinho para o céu azul, com reflexos de vermelho a seus pés. Nada se poderia fazer dali. Nada se poderia plantar naquela terra que não morresse. E, por isso, estavam condenados. Condenados por um rio quente, uma água escaldante que corria no seu leito e se estendia a todo o redor, sufocando toda a Vida nas suas margens e ainda mais além. Condenando-os a viver uma Vida de fome e miséria ali ou a fugirem com todos os seus haveres para bem longe. E assim se passava aquela tarde de discussão pesada, em que cada homem e mulher sopesava o que fazer - o apego à sua terra ou a desgraça. Não era uma escolha fácil.

Até que, por fim, um rapazinho mexeu-se daquela conversa adulta e pesada, daqueles pensamentos e palavras que queimavam o coração mais que a terra que todos os dias pisavam. E, com um passo de mansinho mas decidido, acercou-se do seu frigorífico. Tirou todo o gelo que lá tinha e, enchendo um saco, levou-o para o rio, a montante dos campos. Com um estrondo baixo o gelo embateu na água quente do rio, e com um silvo agudo logo derreteu e desapareceu.

  • "Hei! O que estás a fazer? Não percebeste que assim não vais conseguir nada?"

  • "Eu? Eu estou só a fazer a minha parte!"

E todos os homens e mulheres sentados naquela roda, sobre a terra escura e ressequida, olharam nos olhos uns dos outros. Olharam nos olhos do rio quente. Olharam nos olhos do rapazinho que voltava a caminhar para o frigorífico para voltar a recomeçar tudo de novo. Olharam nos seus próprios olhos. E perceberam. E num impulso único, todos se levantaram de um salto e caminharam na direcção da sua casa, do seu frigorífico, do seu gelo. E da sua salvação.

E foi assim que o "Rio Frio" ganhou o seu nome. E eles ganharam o seu sustento. Todos. Porque todos fizeram a sua parte.

infoThis is the original cache type consisting, at a bare minimum, a container and a log book. Normally you'll find a tupperware container, ammo box, or bucket filled with goodies, or smaller container ("micro cache") too small to contain items except for a log book. The coordinates listed on the traditional cache page is the exact location for the cache.
Visit Another Listing:

Advertising with Us