View Geocache Log

Found it CarlosAgnelo found 1º Acampamento dos Voluntários do Museu

Wednesday, September 12, 2012Castelo Branco, Portugal

No convencimento de que a pesca nada daria no pequeno período de quase fim de dia que lhe dediquei;

Após tal desilusão ter decidido que o melhor era partir para as duas das três caches da zona ainda não visitadas;

Descoberta a da outra banda ("Aventuras na barragem"),

Era tempo de me deslocar para esta. Segui pelo estradão não asfaltado até chegar a uma estreita ponte sobre a, suponho, única ribeira que alimenta a barragem. Mais uma desilusão: Sendo certo que até aí já tinha percebido que o nível da água era bastante baixo, não contava com o facto de a ribeira estar, ou parecer estar, totalmente sêca.

Continuei até chegar à estrada alcatroada que vai dar a Louriçal do campo. Os campos à volta, na sua maioria secos, são, aqui e ali, intercalados por alguns espaços verdejantes resultantes da rega.

Ao chegar às proximidades do local sugerido para estacionamento, o vício da pesca, virou-se para mim dizendo: "E se fosses tentar uns achigãs?". E se ele disse "mate-se" eu retorqui "esfole-se". Dei, de repente, por mim e pelo sempre bem mandado "cachemobile"' a virar à direita e a dirigir-se, caminho adiante, até ao pinhal lá à frente, passando por uns buracos bem acentuados e ainda, numa parte mais curta, pelo "leito" seco da barragem. Chegado ao destino a desilusão sobre o baixo nível da água, confirmou-se e aumentou. O local onde em tempos tinha pescado uns bons achigãs encontrava-se totalmente seco. Os juncos, para onde em tempos fiz diversos lançamentos, alguns deles com elevado sucesso, constituíam agora a única ilha verde rodeada, porém, de areia que, qual praia, se estendia até umas rochas mais adiante, anteriormente rodeadas e quase afogadas pela água e, agora, a separar a terra da água e a resguardar o vento norte que se fazia sentir com intensidade.

Peguei na cana de lançamento, dei, várias vezes, banho ao artificial achigã e ... nada. Desisti ao fim de algum tempo, tentando, após isso, pescar pelo menos uma carpa, até para utilizar e justificar o custo do engodo e do isco que haviam sobrado da experiência anterior.

O anoitecer surgiu rapidamente. O regresso e a descoberta desta cache impunham-se. Posto em marcha o "cachemobile"' acendidas as luzes, tornei a percorrer todo o esburacado caminho de retorno, não sem antes passar em frente, embora na outra margem, do suposto local do recipiente.

Pese embora o conselho do proprietário levei o "cachemobile" até ao local desta cache. Afora algumas rochas que afluíam, algures, no meio do caminho, na barragem, entre a outrora margem e o agora areal, havia sido construída (sem portagens) uma "autoestrada" que conduziu ao local do primeiro acampamento.

Feita a descoberta e efetuado o registo era, praticamente, noite. A poente, nuvens vermelhas pouco espessas, deixavam passar a claridade de um sol já posto que se refletia na água formando um quadro belíssimo.

Com aquela imagem cheguei a casa já noite dentro. Satisfeito porque, afinal, pela fraca pesca e com a ajuda desta cache e da "Aventuras na barragem"' revisitei, praticamente em toda a extensão, as margens da barragem.

Por isso:

OPC
(NCNL)

infoThis is the original cache type consisting, at a bare minimum, a container and a log book. Normally you'll find a tupperware container, ammo box, or bucket filled with goodies, or smaller container ("micro cache") too small to contain items except for a log book. The coordinates listed on the traditional cache page is the exact location for the cache.
Visit Another Listing:

Advertising with Us