Skip to Content

View Geocache Log

Found it Valente Cruz found Molin de Xanas

Wednesday, August 22, 2018Principado de Asturias, Spain

Molin de Xanas - 13:43

No dia adicional de férias por Somiedo fomos visitar o desfiladeiro de Xanas. A previsão de chuva evaporou-se e decidimos ficar mais um dia do que o previsto para conhecermos este monumento natural.

Na ida para Xanas descobrimos mais um motivo para regressarmos, ao percorremos o vale da Senda del Oso. Depois de estacionarmos subimos pela estrada e entrámos então na desejada rota pela garganta do rio Xanas, conhecido como uma pequena rota de Cares. Curiosamente também já descobrimos a rota original, mas não descuramos esta. A dimensão pode ser distinta, mas a beleza e a vertigem do desfiladeiro é similar.

Fomos avançando no trilho, alternando o olhar entre as encostas escarpadas, os túneis e os raros vislumbres do rio, do qual nos fomos aproximando aos poucos. Quando o encontrámos, o percurso transformou-se: deixámos de caminhar pelas ravinas e fomos envolvidos por uma floresta muita densa, húmida e luxuriante, onde o sol raramente entra.

Passámos pelo antigo moinho e pela ponte, contornando o caminho pelo ribeiro da Boya. Ao chegarmos ao prado, já com as vistas desafogadas sobre o vale, aproveitámos para almoçar. Continuámos depois pelas aldeias de Pedroveya e Dosango, que parecem ter parado no tempo. Apanhámos depois a descida pela outra encosta, onde tivemos a oportunidade de vermos alguns cavalos, e chegámos por fim a Xanas.

Inicialmente havíamos decidido realizar o percurso circular, para não voltarmos a passar nos mesmos sítios, mas se fosse agora ao chegarmos a Pedroveya teríamos voltado pelo desfiladeiro, pois a sua espetacularidade merece qualquer regresso.

As ruínas e o local da cache são muito bonitos. É sempre um prazer encontrar caches antigas como esta.

Gracias y saludos, MarkGyver!

VC

infoThis is the original cache type consisting, at a bare minimum, a container and a log book. Normally you'll find a tupperware container, ammo box, or bucket filled with goodies, or smaller container ("micro cache") too small to contain items except for a log book. The coordinates listed on the traditional cache page is the exact location for the cache.
Visit Another Listing:

Advertising with Us

Return to the Top of the Page