Skip to Content

View Geocache Log

Found it Sagitario found XXL Challenge - [Minas dos Carris]

Saturday, October 4, 2008Vila Real, Portugal

Boas

A visita a esta cache começou a ser preparada em Setembro do Ano passado.
A ideia foi crescendo e ganhando forma, calcorrear o antigo caminho das minas de Carris, dar um Salto à Nevosa, é coisa que aguça os sentidos e coloca uma força nas pernas que só visto.

Esta aventura começa às 4h30 da madrugada deste sábado que a meteorologia aponta como soalheiro, com temperaturas amenas… na serra não, as temperaturas são sempre baixas mal entre o Outono.

Ora o ponto de encontro foi na caniçada, na Casa da Barca, onde pernoitamos de sábado para Domingo, cheguegamos ás 6h15 e já lá estava todo o pessoal que se tinha proposto para fazermos esta caminhada.

Dali até à ponte do rio Homem foram mais 25 minutos de andamento, por vezes (ai as curvas) o MAntunes tinha que fazer umas desacelarações mais bruscas um bocadito e no 3º veiculo alguem ameaçou que ia até S Gregório.. pelo caminho ainda “carreguei” a Rita aka Xinderella e lá seguimos, 11 geocacher’s à procura de sarilhos…
A Saber: Sagitários, Xinderella, MAntunes, ClCortez, MCA, PH, VSergios, BTRodrigues, Costa (1/3 dos Lamas) e LinxPardinus

Ora no tempo que decorreu entre o descarregar do pessoal na Ponte do rio Homem e o estacionamento na Fronteira e a volta para junto do pessoal, uns Guardas do parque abordaram os restantes colegas e advertiram-nos de que não podíamos subir por ali em direcção a Carris… tava o “caldo entornado”
Numa decisão apressada e até angustiada, resolvemos seguir caminho… não correu mal de todo, mas foi com sorte que nos safamos a uma coima das valentes… ver log da cache “tou ás Aranhas” quando eu o fizer…

O percurso, bem… já me habituei a este Gerês, grandioso, demolidor de físicos menos preparados, e eu… e eu que pensei ter curado o tornozelo direito e o joelho esquerdo, bem me enganei, ás paginas tantas estava sentado, forçado a tentar conter as dores no pé direito, ao tentar ajustar a mochila não reparei e coloquei mal o pé… bolas, nem 10 minutos de caminho e já estava lesionado… mas a coisa lá se compôs, a dor foi passando, talvez pela adrenalina de saber que uns guardas estavam no nosso encalço… ou por aquelas magnificas vistas e ou por aqueles reflexos do nascer do Sol… sei lá…

Cada curva da montanha era uma nova aventura… mas o que realmente chateou foram aquelas pedras soltas durante o caminho… tinha de estar sempre muito atento… mas a coisa fez-se sem problemas de maior. O meu tornozelo acalmou e eu percorri aquele trilho sem mais problemas, e até cheguei ao fim no grupo da frente…

Chegamos a Carris pelas 11 e entre descobrir esta cache e uma bucha lá descansamos um bocadito, 3h30 para estes 9km até não está mal!!
Ora como é apanágio do PH, tivemos direito a uma aula de Geologia e a saber que existem Granitos e Granitos, sendo tudo Granitos mas uns mais Granitos que outros Granitos que desta zona são… Granitos!

Esta parte da Serra é diferente, sente-se uma calma apaziguadora, desde que se sai do vale do rio Homem e se entra no planalto… aqui vale a pena estarmos, mas só de passagem…

A Cache ficou para segundo plano, tal é a beleza destas paragens que me esqueci da cache, que me desculpe o meu Grande amigo Wallcar, mas escolhes-te mal o sitio!!!
Para um gajo despassarado como eu, estar neste esplêndido local supera tudo, até a busca por uma cache…

Posto isto, bagagens arrumadas e vira o rumo para a Nevosa…

Muito agradecidos por esta cache

Sagitários

In: Galo de Barcelos e a Lenda
Out: (sei lá)

XXL Challenge - Vale para Poente1

Additional Images Additional Images

XXL Challenge - Caminho XXL Challenge - Caminho

XXL Challenge - Vale para Poente1 XXL Challenge - Vale para Poente1

XXL Challenge - Caminho1 XXL Challenge - Caminho1

XXL Challenge - Nevosa XXL Challenge - Nevosa

XXL Challenge - PH Lição de Geologia XXL Challenge - PH Lição de Geologia

XXL Challenge - Represa1 XXL Challenge - Represa1

infoThis is the original cache type consisting, at a bare minimum, a container and a log book. Normally you'll find a tupperware container, ammo box, or bucket filled with goodies, or smaller container ("micro cache") too small to contain items except for a log book. The coordinates listed on the traditional cache page is the exact location for the cache.
Visit Another Listing:

Advertising with Us

Return to the Top of the Page