Skip to Content

View Geocache Log

Found it Lusitana Paixão found Na Linha do Douro

Friday, 26 April 2019Guarda, Portugal

NA Linha do Douro: Parte I

Do Listing, por Mantunes: " Esta cache foi colocada durante uma caminhada feita com o clcortez nos dias 25 e 26 de Abril, na velha linha abandonada do Douro, entre La Fregeneda (Espanha), Barca d'Alva e Pocinho (...) Uma grande caminhada e uma grande aventura cheia de momentos inesquecíveis."

11 anos depois da colocação desta cache, e precisamente na mesma data, chegara a minha hora de percorrer a Linha do Douro. Parece que o dia da Liberdade é mesmo inspirador para esta experiência... Em sentido inverso, dobrando em dois dias os 50 Km que separam o Poçinho / Barca d'Alva / La Fregeneda. Os Owers não mentiram: esta é mesmo uma grande aventura, uma experiência para a vida!

Um pouco de história:
Em 2011 tive oportunidade de fazer o percurso entre Barca d'Alva e La Fregeneda, vivenciando assim a experiência proposta pela cache La Ruta de Los Túneles. Por essa altura, a minha experiência em caminhadas longas era frágil, pelo que guardo na memória um sentimento de deslumbramento completo com a paisagem fabulosa, o desafio da passagem das vertiginosas pontes e dos longos túneis, uma das mais marcantes e incríveis epopeias da minha vida de geocacher. Ficou a vontade de completar a aventura e percorrer a Linha do Douro, ficou a promessa...e 8 anos depois, finalmente o meu momento chegou!

Desafiei os meus amigos Reis para nos lançarmos aos carris, e prontamente arranjamos um grupo fantástico, pronto para viver esta aventura. No entretanto, abriu-se a possibilidade de fazermos a dobradinha em dois dias, a Linha do Douro e a Rota dos Túneis.
Confesso que fiquei um pouco apreensiva com a perspectiva de emendar as duas rotas. Duvidei que tivesse capacidade, resistência e forças para tamanha empreitada... mas resolvi viver um dia de cada vez, e avaliar no final da primeira etapa se teria condições para continuar.

Chegamos a Barca d'Alva no dia 25/04 ao final da tarde. Os restantes caminheiros foram chegando a seu ritmo, organizamos a logística e instalámo-nos confortavelmente para a pernoita. Contei nesta aventura com a companhia do Virgílio e da Dília, David e Tânia, Flávio e Sara, Vítor e Rui. O Bruno e o Filipe organizaram o seu fim-de-semana nas proximidades de modo a darem-nos o apoio logístico necessário, uma ajuda determinante que muito nos facilitou a empreitada. A todos, o meu enorme agradecimento e a certeza que a amizade é um dos tesouros mais preciosos desta vida!

Cedo pela manhã, alvorada às 6h30, pequeno almoço, equipamento, mochilas, logística... rumo ao Poçinho onde demos início à caminhada pelas 8h30. Começava a fabulosa aventura da Linha do Douro...não cabia em mim de alegria e ansiedade! Preocupamo-nos no ponto inicial e recolher os primeiros dados da Multi-cache, tiramos a foto do Kick-Off, e partimos à aventura.

A magia desta caminhada é difícil de descrever em palavras. Se a Rota dos Túneis é mais desafiante, na minha opinião a Linha do Douro é bastante mais impactante em termos de paisagem.
O Douro corre tranquilamente, sempre aos nossos pés, os socalcos verdejantes, os laranjais, as encostas salpicadas de mil cores primaveris são um deslumbre completo para os nossos olhos! Volta e meia, vemos passar um dos muitos barcos de recreio carregados de turistas. O Capitão dá conta da nossa presença nas margens e cumprimenta-nos com um estrondoso sinal sonoro! Os turistas avistam-nos e erguem os braços, e nós respondemos com entusiasmo... é a beleza do Douro, a magia do espaço que tomam conta de nós!

Na Linha do Douro 01
Visit Another Listing:

Advertising with Us

Return to the Top of the Page