Skip to Content

View Geocache Log

Found it Silvana found The Treasure Island

Saturday, July 2, 2011Santarém, Portugal

Ela voltou-se para trás e viu a terra firme afastar-se enquanto o barco avançava timidamente na escuridão em direcção à ilha misteriosa.
Um breve olhar para o castelo que ia surgindo imponente por entre o nevoeiro, e ela não teve dúvidas que este tinha sido um local onde homens como Gualdim Pais tinham marcado uma forte presença e feito história. A história de uma Pátria, de um País, de Portugal.
Gualdim Pais, o templário, um homem temente a Deus e repleto de uma sabedoria e riqueza interior que se estendeu pela vasta obra que deixou a esta nação.
A ele se devem outros castelos como os de Pombal, Tomar, Zêzere, Cardiga, ainda como os de Idanha e Monsanto, e este em particular e que acabava de avistar, o Castelo de Almourol.
A Ordem do Templo tinha outrora enriquecido e ganho poder e foi este o motivo da sua perda.... Pelo menos, era isso que narram os manuais de história. Mas nem toda a história é escrita para a posteridade e para glória de uma nação... A própria História esconde uma história mais escura, obtusa e profunda que por vezes o tempo e gente poderosa procuram esconder e apagar, como a dos descobrimentos.
Aos poucos, a embarcação aproximou-se do que parecia ser um ancoradouro, e apesar do frio que lhe atravessava a camisola e a gelava até aos ossos, ela sabia que não podia voltar atrás e esquecer o motivo da sua visita intempestiva.
Tinha sido por mero acaso que ao visitar uma livraria em Istambul e depois de folhear alguns livros, se tinha deparado com um caderno antigo, escurecido e amarelecido pelos tempos. Curiosa, parou para o analisar mais pormenorizadamente. E foi este o seu erro. O vendedor assumiu a sua atitude como sendo a de um interesse legítimo e autêntico pelo livro. E perante a insistência do alfarrebista, não lhe restou outra alternativa senão a de comprar o livro.
Ela não deixou de recordar que o que simplesmente tinha sido uma forma de evitar aquele zumbido do vendedor que tentava impingir-lhe o que ele lhe dizia num inglês muito rudimentar, ser uma boa compra, acabou por a conduzir meses depois àquela barcaça a deslizar inadvertidamente sobre o Zêzere.
Tinha sido só uns meses depois do seu regresso a Lisboa que voltou a pegar no livro amarelado e cosido à mão. E após uma primeira análise, decidiu avançar com a tradução das suas inscrições em latim.
No entanto, a tarefa que inicialmente lhe tinha parecido simples acabou por se tornar num verdadeiro desafio. A linguagem não era directa e as indicações deixavam asas a muitas interpretações e as dúvidas iam proliferando como a teimosia dela. A ser verdade, referia-se ao castelo de Almourol e à perseguição feita aos cavaleiros da Ordem do Templo.
O que inicialmente não passava de uma forma de passar o tempo, rapidamente tornou-se numa obsessão. Obsessão esta que colmatou em inúmeras visitas à Torre do Tombo e até mesmo, à biblioteca do Vaticano.
Inicialmente não queria acreditar.... Depois teve sérias dúvidas sobre a autenticidade do livro e do pequeno pergaminho cosido à mão à última página.

Uma janela sobre o Zêzere

Additional Images Additional Images

On the boat On the boat

O castelo ao longe O castelo ao longe

Contornar... Contornar...

De encontro á ilha De encontro á ilha

Uma janela sobre o Zêzere Uma janela sobre o Zêzere

A derradeira torre A derradeira torre

Subida à torre principal Subida à torre principal

Os meandros do castelo Os meandros do castelo

No castelo de Almourol No castelo de Almourol

Um trilho tropical cactificado! Um trilho tropical cactificado!

No regresso da visita ao castelo No regresso da visita ao castelo

As pedras do castelo As pedras do castelo

O castelo templário O castelo templário

Eu, in the boat! Eu, in the boat!

infoThis is the original cache type consisting, at a bare minimum, a container and a log book. Normally you'll find a tupperware container, ammo box, or bucket filled with goodies, or smaller container ("micro cache") too small to contain items except for a log book. The coordinates listed on the traditional cache page is the exact location for the cache.
Visit Another Listing:

Advertising with Us

Return to the Top of the Page