Skip to Content

<

Mosteiro de Santa Clara (Vila do Conde)

A cache by Jafqa Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 01/05/2007
Difficulty:
1 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size: small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

Pequena cache colocada num dos pontos emblemáticos de Vila do Conde.

Mosteiro de Santa Clara (Vila do Conde)
 
Igreja de Santa Clara e Túmulos dos Fundadores D. Afonso Sanches e Teresa Martins


Templo do séc. XIV, pertencente ao Mosteiro de Santa Clara, de estrutura gótica, com alguns acréscimos renascentistas. Planta em forma de cruz latina, de uma só nave, transepto e abside. A capela-mor apresenta um arco profusamente decorado e abóbada polinervada, notáveis os tectos de madeira com caixotões da nave, parte do transepto e coro alto. Na Capela dos Fundadores (séc. XVI) encontram-se os túmulos do Infante D. Afonso Sanches e sua mulher D. Teresa Martins, considerados das mais belas obras de escultura tumular em estilo manuelino. É digna da maior atenção a obra de marcenaria dos tectos, especialmente os do coro alto.
 
Os claustros podem ser visitados durante o horário de culto.
 
Enquanto a igreja se conservou até hoje, a casa conventual que conhecemos não é a primitiva. Trata-se de uma edificação do Séc. XVIII. Do grandioso projecto de contrução para o novo mosteiro, apenas foi concluída a fachada Sul, e que por força da sua monumentalidade é hoje o ex-libris de Vila do Conde.
 
Desde o início que existiam dificuldades no abastecimento de água ao mosteiro. Ao princípio, as freiras remediavam-se com uma cisterna; depois contrataram serviços de aguadeiros; e mais tarde, recorreram a uma grande arca de água, fábrica da fundação do Mosteiro, e que descia por dilatados degraus de pedraria.
O aqueduto foi construido entre 1705 e 1714, para abastecer com água, captada em Terroso, o Mosteiro de Santa Clara. Inicialmente formado por 999 arcos. É o segundo mais extenso aqueduto do país. Do conjunto ainda resta uma grande parte da estrutura inicial, embora já muito fraccionada, sendo o troço da Igreja de Santa Clara até ao limite do Concelho de Vila do Conde o que melhor conservação apresenta, num total de cerca de quatro quilómetros. Possui uma arcatura de envergadura e altura decrescente, com arcos de volta perfeita e perfil superior do canal arredondado.

 
Como o Aqueduto e o Convento se encontram intimamente ligados, a cache encontra-se guardada num dos pilares do Aqueduto.
 
Muito cuidado com os "mugles"!
 

Additional Hints (No hints available.)



Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.