Skip to Content

<

Monte dos Moinhos

A cache by emlino Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 02/20/2007
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size: small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

Esta cache localiza-se no Monte dos Moínhos em Paradela (Barcelos) junto a uns moínhos de vento que foram recuperados.

Monte dos Moínhos
«Em Paradela existem 5 belos moinhos de vento a fazer lembrar o costume de tempos idos de, semanal ou quinzenalmente, as pessoas levarem em cestos à cabeça ou em carros de bois, a "fornada" de cereal (milho, trigo, centeio, cevada ou aveia) para moer, com vista a produzir o seu próprio pão ou a obter o alimento para os seus animais. Era o tempo em que, pela força do vento, se viam as velas dos mastros a girar para assim se fazer mover as mós que no interior do moinho trituravam o grão que recebiam da "moega", uma espécie de funil onde era deitado o cereal. Aí existia também uma alavanca para regular a espessura da moagem do grão, o qual depois de reduzido a farinha, seguia por um cano até uma caixa onde ficava armazenado até o dono o ir buscar. Como pagamento, o freguês deixava a "maquia", uma parte da farinha, na medida de um quilo para cada rasa de grão moído. No Inverno, como o vento era excessivo, utilizavam-se as "azenhas copeiras" que eram movidas a água. Hoje os cinco moinhos já não moem. Contudo, e graças à inteligência de quem não deixa morrer as tradições, todos os moinhos foram restaurados e três deles têm ainda a vantagem de oferecerem um original turismo de habitação. Enquadrado numa calma e aprazível zona arborizada, de 10 mil m2, que sendo dotada de excelentes acessos vai, ser melhorada com a construção de um parque de estacionamento e de um parque de merendas, o "Monte dos Moinhos", que estará também salpicado de belos fontanários de água fresca ficará, assim ainda mais bonito para impôr Paradela como um ponto de visita obrigatória.» (1)
Serão muitas as formas de não deixar morrer o movimento destas velas que giram, ou giraram, ao vento. E, talvez a melhor forma de não nos esquecermos quem fomos, e como o engenho humilde do homem transformava milho em pão, parar um pouco e sentir esta serenidade do monte pode ajudar a gravar nas memórias esta saborosa recordação… para um dia ter que contar. (visit link)
(1) "Barcelos Freguesias - A Nossa Terra"- Direnor - Direnor

Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

304 Logged Visits

Found it 295     Didn't find it 2     Write note 3     Temporarily Disable Listing 1     Enable Listing 1     Publish Listing 1     Update Coordinates 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 63 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.