Skip to Content

Traditional Geocache

Monte da Tumba [Torrão]

A cache by almeidara Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 3/28/2007
In Setúbal, Portugal
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size: regular (regular)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

MONTE DA TUMBA


 

Pensem numa vivenda plantada no meio dos Jerónimos ou em conimbriga e é isto que vão encontrar aqui . Mas foi a construção desta vivenda, em 1980, que permitiu a descoberta deste povoado.

Enquadramento
Rural, num outeiro isolado, elevação em esporão; limitado a norte e a oeste por encostas abruptas e situada na confluência de dois cursos de água: um afluente directo da Ribeira do Xarrama que apresenta um caudal que permite a prática de culturas de regadio nos férteis campos adjacentes.

Descrição
Complexa estrutura definida por articulação horizontal de salas, com sucessões estratigráficas no seio de uma mancha calcária. Trabalhos no local mostram mais de 2m de estratigrafias onde se definem estruturas defensivas, com muralha defensiva central. Este habitat fortificado é constituído por muralhas guarnecidas por bastiões semicirculares e torres circulares. Foi trazida à superfície muita e, diversificada cerâmica, indicativa da época estratigráfica onde foram encontrados, para lá de importantes manifestações de um interessante universo de artefactos, nos vários níveis de profundidade de exploração.

Tipologia
Sítio arqueológico, neolítico final e calcolítico. O povoado ter-se-à desenvolvido não no Neolítico final, mas talvez no Calcolítico antigo, onde poderia estar já presente o prato de bordo almendrado e ausente a placa paralelepipédica com um furo em cada extremidade, embora substituída por crescentes de secção rectangular; algumas peças provenientes de camadas inferiores levou igualmente a que se situasse o povoado numa fase antiga do Calcolítico. Povoado com boas condições naturais de defesa, considerado de tipo pouco conhecido no Baixo Alentejo, possuindo boas sucessões estratigráficas; a sua indústria utilizou o sílex branco, acastanhado e cinzento, o xisto jaspoide e o quartzo leitoso.

 

 

Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

239 Logged Visits

Found it 228     Didn't find it 6     Write note 3     Publish Listing 1     Needs Maintenance 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 72 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated: on 11/15/2017 3:33:27 PM (UTC-08:00) Pacific Time (US & Canada) (11:33 PM GMT)
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page