Baía do Seixal Traditional Cache
-
Difficulty:
-
-
Terrain:
-
Size:  (small)
Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions
in our disclaimer.
Baía do Seixal
|
Terra de pescadores e de quintas senhoriais, o concelho do Seixal evoluiu ao longo dos tempos, sempre com uma íntima ligação ao rio, pois era através deste que todos os produtos como o peixe, cereais, sal, azeite, vinho, fruta e outras matérias-primas eram escoados para a capital e até exportados.
Já no século XV, na época dos Descobrimentos, foi devido à sua excelente localização geográfica, que se instalaram no Seixal vários estaleiros navais e se iniciou o aproveitamento das marés com a construção do primeiro moinho de maré - Moinho de Maré de Corroios em 1403. |
Com esta profunda ligação ao rio, naturalmente existiam diversas profissões como moleiros, calafates, carpinteiros de machado, entre outros.
Quando estamos na Baía e olhamos à volta observa-se um conjunto de unidades fabris, as quais foram o grande impulsionador do desenvolvimento económico do concelho, como a Fábrica de Vidros da Amora, a Companhia de Lanifícios da Arrentela, a Fábrica de Cortiça Mundet no Seixal e os edifícios das Secas de Bacalhau na Ponta dos Corvos. Estas instalações, em conjunto com as já existentes, transformaram um concelho relativamente rural num concelho industrial. A inauguração da Siderurgia Nacional, em 1961, e a ponte sobre o Tejo inaugurada, em 1966, foram os grandes impulsionadores da explosão demográfica e do desenvolvimento económico e social no concelho. |
|
|
Nos dias de hoje, temos um concelho com mais de 150 000 habitantes, constituído por 6 freguesias - Aldeia de Paio Pires, Amora, Arrentela, Corroios, Fernão Ferro, Seixal - sendo um dos concelhos que possui dos valores mais elevados do País, relativamente ao progresso educativo, cultural, social e económico.
O concelho do Seixal, para além do seu desenvolvimento sustentado, preserva ainda algumas manchas de pinhal e ambiente natural, juntamente com a área de Reserva Ecológica Nacional que corresponde a 10% do concelho. |
Quando se olha para a Baía do Seixal percebe-se logo a razão da sua importância. Tudo aconteceu à volta da Baía, desde a época romana, comprovada pelos sítios arqueológicos da Olaria Romana da Quinta do Rouxinol, em Corroios , e da Quinta de S. João, em Arrentela, à época dos Descobrimentos e até aos nossos dias. O próprio nome Seixal, deve-se provavelmente à grande quantidade de seixos existentes na zona e que eram utilizados como lastro nas embarcações. |
|
Fonte: Camara Municipal do Seixal
A Cache: Está situada mesmo junto da Baía, aconselhamos um passeio a pé, de bicicleta, patins, etc. pelo belo passeio ribeirinho. A vista é mais bonita se for feita durante a maré cheia.
Pedimos aos visitantes que tenham algum cuidado com a recolocação e não deixem o container à vista
Ver marés
Additional Hints
(Decrypt)
Ab zheb, à nyghen qn pvaghen