Skip to content

Covão da Ametade Traditional Geocache

Hidden : 4/29/2007
Difficulty:
3 out of 5
Terrain:
3.5 out of 5

Size: Size:   regular (regular)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


 

 

Bem-vindo(a) a esta cache que o(a) leva ao Covão da Ametade, lugar paradisíaco no coração da Serra da Estrela, entre os Cântaros Magro e Gordo, junto à nascente do rio Zêzere.

O Covão da Ametade é uma depressão onde repousam sedimentos originando uma pequena planície naquilo que foi uma antiga lagoa de origem glaciar, aos pés do Cântaro Magro e logo acima do Covão de Albergaria, no início do Vale Glaciar que vai até Manteigas (o maior vale glaciar da Europa).

Os sedimentos arenosos resultantes da grande erosão deste local depositados no covão deram lugar aos conhecidos relvados naturais (cervunais) ideais para a prática do campismo. Uma pequena floresta de bétulas e o curso do rio Zêzere a atravessar o covão fazem deste local um dos mais bonitos e acolhedores de toda a serra.

É permitido acampar no local desde que respeitadas a regras biológicas. Recentemente foram criadas condições para esta prática, nomeadamente churrascos em pedra e um bar de apoio.

Para chegar aqui deverá ir pela estrada que passa no Vale Glaciar. Sugiro que suba desde Manteigas em direcção a Piornos, apreciando este magnífico vale, ladeado por sucessivas quedas de água, ou em alternativa descendo desde Piornos.

 

Esta cache está colocada junto à base do Cântaro Magro a 1480m de altitude, mesmo ao lado das quedas de água do Zêzere, num local com vista privilegiada para o Covão e o Vale Glaciar. Para lá chegar deve atravessar todo o covão e seguir junto ao rio. Depois de passar a zona arborizada terá que atravessar uma zona com arbustos e pedras. Poderá ter alguma dificuldade em encontrar o trilho.

Não se assuste com a quantidade de sardões que aqui existem, este é um local com uma fauna imensa onde a cada passo um pequeno animal se assusta e desaparece no meio da vegetação.

Se procurar a cache no inverno tenha em conta que provavelmente terá que escavar na neve para a encontrar!! Se as condições não forem favoráveis deixe a caçada para outra altura, não arrisque!

 

A Cache

A cache está escondida junto às raízes de um arbusto, debaixo de uma pedra grande e por cima e por trás de um monte de pedras pequenas. Deixe-a exactamente como a encontrou e bem presa!.

É uma cache de tamanho regular que contém uma stashnote, logbook e prendas para troca.

A cache é um recipiente com cerca de 15x10x5cm.

                  Ah, e não se esqueça nunca: "Cache in, Trash out!"

                         English

                         For an english translation please use the link follow or send me an e-mail and I'll be glad to send it to you .

   Português (versão original) ¤ menu > início :: Covão da Ametade

translate / traduire:    English   Français   


Quer saber mais sobre o Geocaching em Portugal?
Adere ao grupo de discussão e visita os sites http://www.geocaching-pt.net/,
GeoPorStats
e os mapas com a localização das caches portuguesas

Would you like to know more about Geocaching in Portugal?
Join the discussion group and visit http://www.geocaching-pt.net/,
GeoPorStats and the maps with the location of the portuguese caches

 

Additional Hints (No hints available.)