Skip to content

This cache has been archived.

SUp3rFM: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada. Relembro a secção das guidelines sobre a manutenção de geocache http://www.geocaching.com/about/guidelines.aspx#maint :

[quote]
As the cache owner, you are also responsible for physically checking your cache periodically, and especially when someone reports a problem with the cache (missing, damaged, wet, etc.). You may temporarily disable your cache to let others know not to hunt for it until you have a chance to fix the problem. This feature is to allow you a reasonable time – [b]normally a few weeks[/b] – in which to arrange a visit to your cache. In the event that a cache is not being properly maintained, or [b]has been temporarily disabled for an extended period of time, we may archive the listing[/b].

It may be difficult to fulfill your maintenance obligations if you place a cache while traveling on vacation or otherwise outside of your normal caching area. These caches may not be published unless you are able to demonstrate an acceptable maintenance plan. It is not uncommon for caches to go missing, areas to be cleared, trails to be blocked or closed, objects used for multi-cache or puzzles to be moved or removed, etc. [b]Your maintenance plan must allow for a quick response to reported problems.[/b]
[/quote]

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me por [url=http://www.geocaching.com/email/?u=sup3rfm]e-mail[/url].

Lembro que o "desarquivamento" de uma cache, e a sua eventual consequente reactivação, passa pelo mesmo processo de análise como se fosse uma nova cache, com todas as implicações que as guidelines indicam.

Abraço e obrigado,

SUp3rFM
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer para Portugal.

More
<

Serra de S. Miguel

A cache by luis74 Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 05/01/2007
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

Uma Cache para fazer com a familia.

Na influência dos distritos de Portalegre e Évora, numa região caracterizada pela multiplicidade paisagística envolvente com uma tipicidade própria que lhe dá uma auréola de tranquilidade e bonomia tão enraizadas na cultura e tradições alentejanas, localiza-se o Concelho de Sousel.
Ao longo do século XIX, sofreu Sousel diversas vicissitudes de ordem administrativa, sendo diversas vezes suprimido e outras tantas restaurado. Assim, em 1842 o Concelho de Sousel compreendia as freguesias de S. João da Ribeira, Sousel, Cano e Casa Branca. Extinto na Grande Reforma Administrativa Municipal de 24 de Outubro de 1855, ficou este, a pertencer à Comarca e Concelho de Fronteira. O concelho viria a ser restaurado por Lei de 10 de Julho de 1863 " Carta de lei, pela qual Vossa Majestade, tendo sancionado o Decreto das Côrtes de 27 de Janeiro último, que restitui os extintos concelhos e julgados de (...) e de Sousel (...)". E em 1895 voltou a ser suprimido, pela Reforma Administrativa de 26 de Setembro de 1895, cujas
freguesias foram anexadas ao concelho de Estremoz. O município foi definitivamente restaurado em 13 de janeiro de 1898, englobando as freguesias de Cano, Casa Branca, Ribeira e Sousel.
De salientar, que antes da sua incorporação no concelho de Sousel, a Vila de Cano havia sido concelho, extinto em 26 de Dezembro de 1826. E a freguesia de Casa Branca pertenceu ao concelho de Cano e esteve anexada ao concelho de Avis antes de ser incorporada no concelho de Sousel. A freguesia de Santo Amaro pertenceu aos concelhos de Veiros e de Fronteira, respectivamente, e só foi anexada ao concelho de Sousel pelo Decreto- Lei nº 22009, de 21 de Dezembro de 1932.

Sousel
Sousel, Vila situada a norte do Alentejo Central, é sede de concelho de segunda ordem, faz parte do Distrito de Portalegre, do qual dista cerca de sessenta quilómetros, estando integrado na Comarca de Estremoz e Diocese de Évora. Na primeira metade do século XVIII era Concelho, que além da freguesia sede (Sousel), tinha a freguesia de S. João Baptista com as ermidas anexas de S. Pedro, S. Lourenço, S. Miguel e S. Bartolomeu da Serra. O município era governado no cível por um juiz de fora, três vereadores, um escrivão de câmara, um procurador do Concelho, um juiz dos órfãos com o seu escrivão e dois tabeliães do judicial e notas.
Na Vila de Sousel , sede de Concelho, na actual Praça da República está situado o edifício dos Paços do Concelho, os quais depois de passarem por diferentes transformações, voltaram à traça primitiva, com a porta principal ao centro da fachada da frente e o pelourinho ao lado do edifício.
No edifício da Câmara Municipal de Sousel, merece especial atenção a imagem em alto relevo do mártir S. Sebastião, ainda hoje considerado por muitos o padroeiro da Vila. Esta imagem foi reconstruída recentemente e encontra-se na abobadilha da Sala das Sessões, do edifício da Câmara Municipal.
Anteriormente, o município de Sousel, usava no seu brasão a imagem de S. Sebastião. Contudo, resolveu-se que a Heráldica estudasse uma constituição mais de acordo com a vida histórica e económica do concelho. Assim, segundo o parecer da Associação dos Arqueólogos: " As armas e a bandeira de Sousel foram fixadas por Portaria nº 7492 de dois de Janeiro de 1933, e que são: as armas de azul, com duas setas de ouro cruzadas em aspa,
atadas de vermelho e acompanhadas de quatro abelhas de ouro; Contra- chefe ornado de prata e azul. Coroa mural de quatro torres de prata. Listel branco com letras pretas. A bandeira amarela com cordões, borlas, haste lança de ouro".
Sousel é terra antiga, de ruas estreitas e tortuosas, e ao contrário da grande maioria das povoações alentejanas, não é limitada por grandes propriedades. A explicação para esse facto é simples: em volta da vila houve terras coutadas da Casa de Bragança, que no século XIX foram divididas e que assim se mantêm, os chamados "coutos".
Um curioso regime associativo dos proprietários - A Comissão de Pastos - permitia a utilização das pastagens em sítios determinados pelo sistema de leilão, o que beneficiava os proprietários e permitia a divisão equitativa dos lucros e dos benefícios, tendo as suas atribuições sido englobadas no Grémio da Lavoura.
Em relação às feiras, a mais importante e a mais antiga que entrou na história do município é a Feira Anual de S. Miguel, na Vila de Sousel, que data de há mais de duzentos anos. No " Livro de Receitas e Despesas da Vila de Sousel", onde se registavam todas as arrematações de vendas do Concelho e Vila, encontramos a primeira referência ao acto de arrematação do terrado da feira, feita perante o juiz de fora e oficiais da Câmara, a quinze de Setembro de 1765, em que o juiz de fora " manda pôr em pregão na praça pública desta vila o terrado da feira, pela quantia de vinte mil réis!".

A Praça de Touros dizem ser a mais antiga do Pais e a segunda mais antiga da Peninsula Ibérica.

Feiras do Concelho de Sousel
• Feira de Agosto
Penúltimo fim-de-semana do mês de Agosto
Cano - Largo da feira
• Feira Nova
Dias 24 e 25 de Outubro
Cano - Largo da feira
• Feira das Cenouras
1ª Fim-de-Semana de Fevereiro
Casa Branca - Largo da Feira
• Feira Franca
1ª Fim-de-Semana de Julho
Casa Branca - Largo da Feira
• Feira de S. Miguel
Último Fim-de-Semana do Mês de Setembro
Sousel - Largo da Feira
• Feira Franca
2ª Fim de Semana de Março
Santo Amaro - Largo da Feira

Festas e Romarias
Festas do Concelho de Sousel
• Festas Em Honra de Nossa Senhora da Orada
Festa Religiosa - Último Fim-de-Semana de Agosto
Sousel - Largo da Igreja da Nª. SRª. Da Orada
• Festa Em Honra de Nossa Senhora da Graça
Festa Religiosa - Último Fim-de-Semana de Julho
Cano
• Festa em Honra de Nossa Senhora da Graça
Festa Religiosa - 2ª Semana do Mês de Agosto
Casa Branca - Largo da Igreja Matriz
• Festa em Honra da Nossa Senhora do Rosário
Festa Religiosa - 3ª Semana do Mês de Agosto
Santo Amaro - Largo do Jardim
• Festa em Honra de Santo Amaro
Festa Religiosa - Fim-de-Semana Próximo do 15 de Janeiro
Santo Amaro

Additional Hints (Decrypt)

fbo b zheb...

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.