Skip to Content

<

Moinho do Penigueto [Bragança]

A cache by Bargao_Henriques Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 06/09/2007
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size: small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


 

O moinho do Penigueto encontra-se situado no leito do rio Sabor, a ENE da aldeia de Grijó de Parada, no concelho de Bragança.

O rio Sabor, muitas vezes designado como o último dos rios selvagens de Portugal tem no seu vale um dos espaços naturais mais valiosos de Portugal e do conjunto da Península Ibérica, com um valor ecológico único e insubstituível. Nesta área existe uma flora e fauna de características ímpares em Portugal. Este rio tem andado envolvido em polémica por causa da construção de uma barragem na zona do Baixo Sabor, com os prós e contras a serem esgrimidos por populares, ambientalistas e políticos.

Ao longo do seu curso é possível encontrar ruínas ou vestígios de inúmeros moinhos, particulares ou comunitários.

Nas imediações de Grijó de Parada ainda existem diversos moinhos, de onde se destacam os moinhos do Penigueto, do Baltazar e da Maquia, no leito do Sabor, e outros em afluentes deste rio.

Esta cache levar-vos-á até ao moinho comunitário do Penigueto, outrora utilizado e mantido pelas gentes da região, e onde durante décadas o contínuo correr das águas parmitia transformar em farinha o produto do trabalho das gentes da aldeia. Este encontra-se agora em ruínas, vítima da anual destruição causada pela forte torrente invernal do rio Sabor, mas subsistem ainda as suas paredes, uma ou outra mó e o açude.

Este é um local normalmente procurado para a prática de pesca, como praia fluvial ou simplesmente para passear.


O acesso até ao moinho deverá ser feito a partir do centro da aldeia de Grijó de Parada, percorrendo um caminho de terra com cerca de 3 quilómetros e que desce desde os 730m até aos 450m (trajecto laranja do mapa).

Esta distância poderá ser percorrida a pé ou em veículo 4x4. Os mais corajosos poderão tentar chegar lá com um 4x2, mas desaconselho-o vivamente, porque o piso não é dos melhores e o declive é por vezes acentuado!

A cache encontra-se perto do moinho, junto a um carreiro, num buraco de um rochedo, tapada com umas pedras. Como este é um local de passagem, por favor voltem a tapar a cache com cuidado, por forma a que as pedras a cubram totalmente e de forma "natural".

Divirtam-se!


É certamente possível continuar o percurso a pé ao longo do rio até à cache "Sabor Romano", por mais 4 quilómetros, mas ainda não testei esta hipótese (percurso rosa no mapa). Se optarem por esta hipótese mais aventureira e recompensadora, poderão regressar até à aldeia pelo caminho aconselhado para o acesso desta segunda cache, ao longo de mais 7,7 quilómetros (percurso vermelho no mapa), percorrendo um trajecto circular de quase 15 quilómetros.

Partindo de Grijó de Parada é ainda possível visitar a cache "Penedo de Pena Maior", percorrendo um percurso de 2,1 quilómetros (percurso azul no mapa).


Quer saber mais sobre o Geocaching em Portugal?
Adere ao grupo de discussão e visita os sites Geocaching@PT,
GeoPorStats
e os mapas com a localização das caches portuguesas

Would you like to know more about Geocaching in Portugal?
Join the discussion group and visit Geocaching@PT,
GeoPorStats and the maps with the location of the portuguese caches

Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

30 Logged Visits

Found it 25     Write note 4     Publish Listing 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 16 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.