Skip to Content

This cache has been archived.

Bitaro: Esta geocache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante uma situação de falta de manutenção.
Relembro a secção das Linhas de Orientação que regulam a manutenção das geocaches:

O dono da geocache é responsável por visitas à localização física.

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Uma vez que se trata de um caso de falta de manutenção a sua geocache não poderá ser desarquivada. Caso submeta uma nova será tido em conta este arquivamento por falta de manutenção.

Obrigado pela compreensão,
Bitaro
Community Volunteer Reviewer

Centro de Ajuda
Trabalhar com o Revisor/Revisões mais rápidas
Linhas Orientação|Políticas Regionais - Portugal

More
<

Dunas de Ovar v2

A cache by Malok0 Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 7/2/2007
Difficulty:
1 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size: small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

Esta cache é a continuação da cache GC111E6.

DUNAS DE OVAR

 

Cerca de 450 km dos mais de 900 km de costa de Portugal são ocupados por sistemas de dunas.

Como se originam e evoluem as dunas

    As dunas são estruturas móveis resultantes da acumulação de areias, provenientes da erosão e movimentação de sedimentos pelo mar e transportadas pelo vento. Os grãos de areia, empurrados pelo vento, rolam uns sobre os outros à superfície do solo, parando quando encontram vegetação ou outros obstáculos que possibilitem a sua acumulação, formando uma pendente suave do lado barlavento (lado do oceano) e um declive mais acentuado no lado de sotavento (lado de terra). A estas pequenas acumulações de areia chamam-se de Dunas de Obstáculo. Com o acumular de areia as dunas avançam e formam as chamadas Pré-Dunas, que permitem a instalação de plantas que vão favorecer o crescimento em altura das dunas. Formam-se assim as Dunas Primárias.

     

(Vegetação existente nas dunas primária)

    As dunas primárias formam um cordão paralelo à linha de costa, constituem ecossistemas costeiros que estabelecem a transição entre os sistemas marinhos e terrestres, e são uma barreira natural de protecção à paisagem humanizada.

    Se a acção nefasta do homem não se fizesse sentir, as pré-dunas e as dunas primárias apresentariam um dinamismo anual próprio, observando-se um recuo no Outono, atingindo este o seu máximo no Inverno, devido à erosão dos provocada pelos ventos mais fortes e pela acção das águas. Na Primavera, dá-se novamente o avanço da frente dunar com o depósito de mais sedimento, estando totalmente repostas as dunas primárias no Verão.

Factores de degradação dos sistemas dunares

    São vários os factores que degradam a linha de dunas da nossa costa, e todos eles são de acção humana:

·         Pisoteio – a escassa existência de estruturas de acesso às praias aliada ao campismo selvagem e às actividades motorizadas têm levado à destruição da vegetação dunar que consequentemente aumenta a falta de protecção e a vulnerabilidade das dunas aos agentes erosivos.

       

(Uma duna pode demorar 50 anos a recuperar de uma só passagem de uma moto 4 ou jipe.)

·         Construções – as edificações sobre as dunas são um factor para o aumento da erosão pois constituem um obstáculo à movimentação constante dos sedimentos que constituem as dunas, interrompendo assim o seu ciclo natural.

·         Vegetação infestante – várias espécies alógenas aos sistemas dunares como, por exemplo o chorão e as acácias, contribuem para a redução das espécies endógenas das dunas.

   

(Acácia, Chorão das Areias e Erva das Pampas)

·         Obras de engenharia costeira – esporões e molhes, entre outras, são estruturas que alteram as correntes costeiras, constituem obstáculos ao transporte litoral de areias, aumentando a erosão das praias e consequentemente dos sistemas dunares.

Como Proteger as dunas

    Como formas de contrariar os fenómenos de destruição dos sistemas dunares, como utentes das praias, deveremos ter em mente o seguinte:

·    Utilizar, sempre que existam, as passadeiras aéreas, caso contrário utilizar os trilhos já existentes sobre as dunas;

·    Não passear ou apanhar banhos de sol nas dunas:

·    Não utilizar veículos motorizados na zona dunar;

·    Não colher a vegetação das dunas;

·    Tomar conhecimento e respeitar a legislação que existe para efeitos de protecção das dunas;

·    Informar sobre os problemas da zona dunar da costa portuguesa e elucidar sobre as medidas a tomar sobre a sua protecção;

·    Denunciar situações de atentado ambiental nas zonas de dunas às autoridades competentes (GNR, PSP, ICN, Capitania da Área, etc.).

A Cache

   A Cache encontra-se junto ao Campo de tiro, no início do trilho pedestral PR1

Não são permitidos quaisquer tipos de veículos, pelo que deverão deixar junto ao início do trilho. Levem esferográfica para logar!

    Após descoberta a cache podem aproveitar para visitar a praia que está a poucos quilómetros do local onde se encontram.

Agradecimentos



Ao pessoal da Associação Juvenil "Amigos do Cáster", que me mostraram algumas das belezas de Ovar, e me ajudaram na concepção desta cache. Não deixem de visitar o Blog deles.

Additional Hints (Decrypt)

Rfgá nb aíiry qb puãb, r rfgá orz npnznqn.

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



 

Find...

665 Logged Visits

Found it 594     Didn't find it 27     Write note 20     Archive 1     Temporarily Disable Listing 3     Enable Listing 2     Publish Listing 1     Needs Maintenance 15     Update Coordinates 2     

View Logbook | View the Image Gallery of 49 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.