Skip to Content

This cache has been archived.

btreviewer: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante as situações relatadas. Relembro a secção das guidelines sobre a manutenção http://www.geocaching.com/about/guidelines.aspx#cachemaintenance :

[quote]
Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Por causa do esforço requerido para manter uma geocache, por favor coloque geocaches físicas no seu espaço habitual de geocaching e não em sítios para onde costuma viajar. Geocaches colocadas durante viagens não serão muito provavelmente publicadas a menos que possa fornecer um plano de manutenção adequado. Este plano deve permitir uma resposta rápida a problemas reportados, e deverá incluir o Nome de Utilizador de um geocacher local que irá tomar conta dos problemas de manutenção na sua ausência. [/quote]

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me por [url=http://www.geocaching.com/email/?u=btreviewer]e-mail[/url].

Lembro que a eventual reactivação desta cache passará pelo mesmo processo de análise como se fosse uma nova cache, com todas as implicações que as guidelines actuais indicam.

Se no local existe algum container, por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Obrigado

[b] btreviewer [/b]
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer

[url=http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=77][i][b]Work with the reviewer, not against him.[/b][/i][/url]

More
<

O azul de Cacela Velha

A cache by Blue Trekkers Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 7/27/2007
Difficulty:
3 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size: micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


O Azul de Cacela Velha


Cacela Velha


O património e a história de Cacela Velha

O núcleo arquitectónico de Cacela Velha é um dos mais importantes conjuntos patrimoniais do Algarve. À riqueza histórica e arqueológica da península, junta-se uma paisagem humanizada e coerentemente preservada, à entrada da ria Formosa, que lhe confere um estatuto cimeiro nas rotas do património e do ambiente natural. A povoação está concentrada num monte dominante, sobranceiro à ria e ligando-se por uma estreita língua de mar, à ilha que se forma à sua frente.

Quando à evolução da ocupação humana da zona, o primeiro povoamento da península aconteceu na época pré-romana, intimamente ligado ao mar e às privilegiadas condições naturais da lagoa. Cúneos, fenícios e cartagineses ter-se-ão instalado neste local, transformando-o num entreposto comercial importante e em estreita relação com o Mediterrâneo. O Império Romano escolheu Cacela para sua base militar, quando o povoamento de toda a região foi alvo de intenso incremento, alargando-se ao interior do território.

O apogeu deste povoado foi atingido durante a época islâmica. Fortaleza ribeirinha, de inegável relevância estratégica à entrada da Ria Formosa, Cacela foi a sede de um vasto território circundante, cujo estatuto era superior ao de Tavira.

Mas se é no período islâmico que Cacela tem o seu maior prestígio e importância, é igualmente nesta época que se inicia a sua decadência. As alterações das ilhas-barreira da ria Formosa favoreceram a localização de Tavira, em prejuízo da de Cacela. Na viragem para o século XIII, a fortaleza foi alvo de um primeiro abandono, mas a sua relevância militar manteve-se, sendo um dos últimos castelos a ser conquistados pelos cristãos. D. Afonso III doou-a à Ordem de Santiago que patrocinou numerosas obras. Parte da muralha então construída está hoje submersa e as principais estruturas góticas do castelo, assim como a igreja primitiva, foram substituídas por construções posteriores.

A igreja que actualmente encontramos, a dominar grande parte da fortaleza é uma obra renascentista com a data de 1726.

Cacela Velha


A fortaleza teve uma história mais atribulada. Sucessivamente melhorada ao longo dos séculos, sofreu grandes danos no terramoto de 1755, vindo a ser reconstruída no final desse século XVIII, por intermédio de D. Nuno de Mendonça e Moura. De planta estrelada, com dois baluartes pontiagudos abertos sobre o mar, é um forte de reduzidas dimensões, determinado pelo diminuto espaço disponível. Foi a resposta tardia das autoridades militares algarvias face a uma situação de ruína e de perda de importância da praça de Cacela, verificada ao longo de toda a Idade Moderna.

Os últimos dois séculos confirmaram a decadência da vila. A sede concelhia havia sido extinta ainda no século XVIII e, sensivelmente um século depois, o forte fechava as portas para aí se instalar a guarda fiscal. Na actualidade, Cacela é uma das últimas jóias algarvias. Com um centro histórico patrimonialmente homogéneo e bem preservado, de planta quase circular e de reduzidas dimensões, que integra um importante conjunto de arquitectura tradicional, Cacela apresenta-se como uma agradável descoberta, numa orla costeira algarvia em progressiva desconfiguração.

A cache

Esta cache está (temporáriamente) localizada na base da muralha do antigo castelo, junto da igreja, numa zona com uma vista fantástica para a Ria Formosa e para o mar. À noite é particularmente bonito se a lua estiver cheia já que se reflete nas águas da ria.

Já que é uma micro, esta cache é no trade.
Esta é uma cache provisória colocada pelo geocacher Trumpeter, já que o local original se encontrava em obras. Levem material de escrita.


Cacela Velha


[EN] The Blue of Cacela Velha - the cache

This (temporary) cache is located near the bottom of the wall of the old castle of the historical village of Cacela Velha, in an area with a great view to the Ria Formosa and the Ocean. It is particularly beautiful at night if there is a full moon as its light will reflect on the waters of the Ria.

If you want a translation to English of the history of the village just send us an email

This is a no trade cache.
This is a temporary cache placed by the geocacher Trumpeter, since the original location was under construction. Take your own writing material.


Additional Hints (Decrypt)

Bhpu! Jneavat! Jrne tynffrf be lbh zvtug qnzntr na rlr jura lbh ergevrir vg

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



 

Find...

664 Logged Visits

Found it 516     Didn't find it 93     Write note 31     Archive 1     Needs Archived 1     Temporarily Disable Listing 4     Enable Listing 3     Publish Listing 1     Needs Maintenance 7     Owner Maintenance 2     Update Coordinates 2     Post Reviewer Note 3     

View Logbook | View the Image Gallery of 135 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.