Skip to Content

<

Serra do Larouco - Montalegre

A cache by Silvana & Drager Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 08/01/2007
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size: regular (regular)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Cimo da Serra do Larouco - Montalegre

 

Tão longe, tão perto….

Ponto mais alto com 1525 mts, a Serra do Larouco é também conhecida como Deus Larouco para as gentes de Barroso. Lá existem diversas espécies raras como o Lobo Ibérico, o Corso, as Águias e Raposas bem como, manadas de garranos e vacas em regime livre.

A Serra do Barroso nem tem o perfil bem delineado do Larouco; é pouco conhecida e apenas a atravessam umas quantas estradas secundárias, quase sempre desertas, e caminhos que hoje poucos estão para fazer a pé, no entanto, tem uma força tremenda, de paisagens insólitas, de fragas e florestas que se transformam a cada estação, a cada dia, quando mal se vislumbram entre a densa humidade das nuvens ou acordam de branco da noite para o dia; onde correm ribeiros nervosos, que rasgam a encosta em direcções diferentes para acabarem, exaustos, nas águas plácidas da imensa albufeira do Alto Rabagão.

Mas não vale a pena cortar asas à imaginação; afinal, esta é também uma peculiar virtude das terras de Barroso: levar-nos para bem longe sem sairmos daqui tão perto.

 

 

O historiador espanhol Morales diz-nos que há perto de dois milénios havia no Larouco um templo pagão consagrado ao deus Júpiter. Em algumas aldeias existem gravuras rupestres que testemunham uma forte religiosidade popular pagã. À serra do Larouco os romanos chamaram Montes Ladiços. Este povo deixou aqui bem vincada a sua presença, construindo vias, pontes e romanizando os castros, quantos deles já existentes desde muito antes. Aliás, toda esta região de Barroso foi habitada pelo homem desde os longínquos tempos da pré-história. É extraordinariamente grande o número de resíduos dolménicos que a região possui. No concelho de Montalegre estão referenciados dezenas de dólmenes, bem como dezena e meia de povoações castrejas.

A beleza desta Serra é sem dúvida,  indiscutivel e a sensação de paz que transmite faz-nos viajar em pensamento até locais longínquos....

Perca um pouco de tempo para apreciar o silêncio e a grandeza do local.

 

Conteúdo inicial da cache:

  • Esferográfica e logbook

  • TB insecto

  • Perfume

  • Tazo pião

  • Agenda 2007

  • Esferográfica

  • Canivete atlântico

  • Tatuagem

  • Bonecos diversos

  • Tazos diversos – WWE e Bladebreakers

  • Cruz c/símbolo egípcio

 

Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

187 Logged Visits

Found it 181     Didn't find it 1     Write note 2     Publish Listing 1     Needs Maintenance 1     Owner Maintenance 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 81 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.