Skip to content

ST09 - BRAGA MEDIEVAL Multi-Cache

This cache has been archived.

SPY_Team: Como explicado no nosso forum fica arquivada. O local será limpo em breve.

http://forum.geocaching-pt.net/viewtopic.php?f=2&t=6147&start=0

Obrigado pelas vossas visitas.

More
Hidden : 09/15/2007
Difficulty:
3 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:



PATRIMÓNIO


ST09
BRAGA MEDIEVAL

 

Esta é uma homenagem a uma cidade com uma longa historia, com esta cache que pode ser feita acompanhada por crianças, vai vos levar a alguns dos simbolos mais conhecidos e que caracterizam esta cidade. Foi feita com muito esforço, que merece ser efectuada com muita atenção e muitas fotografias pelo caminho.

Preparem-se para um passeio pelas ruas e alguns monumentos desta cidade.

Antes de iniciar o percurso, junto às coordenadas tentem arranjar um estacionamento caso venham de carro, existem varios parques na zona.


Mapa Medieval da Cidade


Imagem do Google Earth actual da area Medieval da Cidade e Trajecto Proposto
(Click na imagem para ver com maior detalhe)


Bom vamos então dar inicio ao percurso, não obriga a respeitar a sequencia, mas parece-nos a mais interessante, aproveitem o bonito passeio e esperamos que seja do vosso agrado.


 

Ponto 1 : Arco da Porta Nova

O Arco da Porta Nova é a porta de entrada na cidade de Braga. Esta "nova" porta da cidade, foi aberta em 1512 , no tempo de Arcebispo D. Diogo de Sousa . A actual construção data de 1772 , foi projectada por André Soares e mandada edificar pelo arcebispo D. Gaspar de Bragança . A construção desta porta marca o momento em que a cidade saiu das suas muralhas e começou a crescer para fora delas. Foi classificada como Monumento Nacional em 1910 .

 

Ponto 1 (Coordenadas Inicias)


- Devem se colocar debaixo do arco e olhando para cima contar o numero de tiras de pedra que formam a curvatura interior do arco (a do meio é mais saliente e tambem faz parte da contagem) e com esse valor têm P1.

P1 = ____

 


Ponto 2 : Praça do Município

 

O Edifício da Câmara Municipal de Braga fica situado na Praça do Município , na cidade de Braga .

O actual edifício dos Paços do Concelho de Braga, que veio substituir um anterior, renascentista foi construído, pelo Arcebispo D. José de Bragança , (irmão de D. João V ).

O projecto foi da autoria do arquitecto André Soares sendo a sua única obra, devidamente documentada, na cidade de Braga.

A sua construção iniciou-se em 1753, e só foi terminado em 1865.

 

Ponto 2 ( N 41°33.067 e W 8°25.686 )

- Na Praça do Municipio primeiro desloquem-se até ao chafariz em no meio da praça conte o numero de estatuas de crianças e com esse valor têm P2.

P2 = ____

 


Ponto 3 : Largo do Paço

O Paço Episcopal Bracarense, situado no centro histórico de Braga , foi o palácio dos Arcebispos de Braga . A construção de novos edifícios ao longo dos séculos resultou num extraordinário conjunto urbano multi-arquitectónico. Tal como no passado fora a casa da maior entidade sócio-cultural da região (Igreja Católica), hoje também o continua a ser com reitoria da Universidade do Minho .

Os edifícios com as fachadas voltadas para o Largo do Paço , são obra dos arcebispos D. Manuel de Sousa, D. Agostinho de Jesus e D. Rodrigo de Moura Teles .

O largo do Paço é constituído por três alas:

Ala Poente

Construído no tempo do Arcebispo D. Agostinho de Jesus (1587-1609). Nele estão incrustadas as suas armas, no varandim virado para o Largo D. João Peculiar e no centro da galeria sustentada por colunas.

O varandim servia para o arcebispo ver passar as procissões.

No brasão central do edifício pode ler-se a inscrição latina "D Agostinho de Jesus, Arcebispo de Braga e Primaz das Espanhas".

Ala Nascente

O Lado Nascente é constituído por dois dois edifícios.

O edifício do lado da rua de Souto deve-se ao Arcebispo D. Rodrigo de Moura Telles , e nele estão gravadas as suas armas. Era a casa da guarda.


O edifício do lado interior deve-se ao Arcebispo D. Manuel de Sousa (1544-1549) e funcionou como Tribunal da Relação. Funcionou também durante muitos anos o Tribunal de Primeira Instância Civil. Inicialmente foi destinado aos vários cartórios eclesiásticos, arquivos.

Tem sobre a porta de entrada por baixo do brasão dos Sousas uma inscrição latina que se traduz por "Para ilustrar a cidade, e haver um tribunal permante, onde se administre a justiça e não instável como dantes, D. Manuel de Sousa, pai e senhor da cidade e grande sacerdote da Justiça mandou construir este célebre edifício".

Ala Norte

O edifício da Ala Norte foi edificado pelo Arcebispo D. Rodrigo de Moura Telles.

Nele podemos ver, por baixo do brasão do arcebispo, a inscrição latina: Ó domus antiqua quam dispari domino dominaris ano de 1709 , ou seja Ó casa antiga! Quanto é diferente o Senhor que te possue . Esta frase foi proferida por Frei Bartolomeu dos Mártires quando ali chegou. Ainda acrescentou modestamente, lembrando os seus antecessores: "Como é indigno o que hoje vem ocupar o vosso lugar" A frase latina deve-se a Cícero .

 

Ponto 3 ( N 41°33.044 e W 8°25.597 )


- No chafariz que se encontra no meio verifique um ano que lá se encontra gravado na pedra, deve verificar na parte interior, tem varios textos um dos quais é "ANO" e com esse valor têm P3.

P3 = ________

 


 

Ponto 4 : Jardim de Santa Bárbara

 

O Jardim de Santa Bárbara é um jardim público da cidade de Braga , junto à ala Medieval do Paço Episcopal Bracarense .

No centro do jardim há uma fonte que data do século XVII, que pertencia ao antigo Convento dos Remédios, encimada pela estátua de Santa Bárbara , daí o nome do jardim.

 

Ponto 4 ( N 41°33.083 e W 8°25.570 )

- Delocando-se para o fim do jardim pode ver um conjunto de arcos, colocado no chão no arco do meio está um escultura em pedra, verifique o numero de desenhos de castelos que se encontram a contornar o brazão lá esculpido e com esse valor têm P4.

P4 = ____



 

Ponto 5 : Torre de Menagem

 

Antecedentes

O astrónomo e geógrafo grego Claudius Ptolemeu (c. 85 – c. 165), em meados do século II , referiu na sua obra - Geografia (8 v.) -, que a cidade de Bracara Augusta era anterior à Invasão romana da Península Ibérica . A recente pesquisa arqueológica , conduzida pela Universidade do Minho , identificou uma cerca defensiva com planta poligonal , reforçada por torreões de planta semi-circular, que remonta ao século III .

À época das invasões bárbaras , por sua importância e tradição, a cidade foi escolhida como capital do reino dos Suevos , acreditando-se que tenha diminuído de importância quando da sua conquista pelos Visigodos e de seu saque pelos Muçulmanos , e mesmo mais tarde, quando conquistada pelas forças cristãs do reino de Leão .

Embora não existam informações seguras sobre a evolução de suas defesas nestes períodos conturbados, sabe-se que, a partir do século XI , uma segunda cerca estava em construção, a Sul e a Oeste, complementando o troço Norte da antiga muralha romana. Sabe-se ainda que em 1145 , o arcebispo de Braga , João Peculiar (1139–1175), garantiu aos cavaleiros da Ordem dos Templários uma importante casa na cidade.

O castelo medieval

A partir do século XIII , uma nova fase construtiva se inaugurou, com o abandono do troço norte da muralha romana e um crescimento da urbe em torno da Sé-Catedral . Existem poucas informações acerca desta fase, tão somente as de que, sob o reinado de D. Dinis (1279-1325), iniciou-se uma nova cerca, complementada por uma torre de menagem. As obras progrediram com lentidão e, no reinado de D. Fernando (1367-1383), a nova cerca se mostrou ineficaz, permitindo a invasão da cidade por tropas de Castela na década de 1370 . Durante a crise de 1383-1385 , Braga, juntamente com outras cidades do norte de Portugal, manteve-se fiel ao partido de Castela. Entretanto, tendo o novo soberano sido aclamado nas Cortes de Coimbra de 1385 , a cidade franqueou-lhe as portas. D. João I (1385-1433) também dispensou cuidados a essa defesa, a partir de quando a cerca foi reforçada com novas torres, de planta quadrangular.

Do século XVI aos nossos dias

A partir do século XVI , entretanto, a perda da sua função defensiva era comprovada pela quantidade de edificações adossadas à cerca, pelo exterior.

Em 1906 , o Castelo de Braga foi demolido, restando apenas a sua Torre de Menagem .

Mais tarde, a Torre de Menagem e alguns troços da muralha medieval foram classificados como Monumento Nacional por Decreto publicado em 23 de Junho de 1910 .

 

Ponto 5 ( N 41°33.081 e W 8°25.448 )


- Olhe para cima da porta de acesso ao interior da torre e está lá um brazão, conte o numero de simbolos usados para formar a cruz do centro e com esse valor têm P5.

P5 = ____

 


CHECK POINT

Para verificar os valores use a expressão:

P1+P2+P3+P4+P5=1757


 

 

FINALMENTE TEMOS TUDO

Ponto 6 : Cache

 

Ponto 6:    N 41º 32.AAA W 008º 25.BBB

 

                   AAA = ( P1 x P2 x P4 ) + P5 - 6 = ___________

                   BBB = P3 - 1069                 = ___________
   

 

O Ponto 6 leva até ao exterior de um museu (aconselha-se a visita), como a distancia é razoavel aproximadamente 800 metros em linha recta, por estrada dependendo onde se estaciona pode variar entre 1Km a 2Km sempre dentro da cidade de Braga, o melhor será efectuar o trajecto de carro, obviamente que pode usar outros meios.

Pedimos a maior atenção aos muggles pois o local é exposto quer ao transito quer ao pessoal que se encontra numa explanada de um café num ponto mais alto e muito frequentado, por isso por favor tentem ser discretos para ver se a cache não é vandalizada.

Agora é deslocar para o ponto 6 e procurar, boa sorte.

 


 

 

Click here (Google translation, many errors probably, sorry for that).

If you need to know something please send us a email and we try to help you.


 

Additional Hints (Decrypt)

*CG* Rfgbh cbe onvkb qr ghqb. *RA* Haqre rirelguvat.

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)