O Mosteiro de Águas Santas ou Igreja de Nossa Senhora do Ó
O Mosteiro de Águas Santas ou Igreja de Nossa Senhora do Ó fica situada na freguesia de Águas Santas, concelho da Maia, em Portugal.
É um raro exemplar de arte românica, classificado como Monumento Nacional desde 1910. A Igreja de Águas Santas, datada de 1120, é o que resta do vetusto mosteiro. Contudo, data de 974, a referência documental mais antiga à Paróquia de Águas Santas, que aparece citada no Livro Preto da Sé de Coimbra como sanctam mariam de aquas sanctas.
A origem da freguesia de Águas Santas é anterior à formação da nacionalidade, havendo mesmo vestígios que asseguram a sua existência já no século VI. No entanto, o documento mais antigo que se conhece data de 1405 e consta dos registos relativos ao ano 1120 uma referência a Sancta Marya Aquis Sanctis, num foral de doação da cidade do Porto ao Bispo D. Hugo.
O interior - Os nossos olhos pasmam com o seiscentista Altar-Mor, todo em talha dourada. No centro, N. Sra. de Guadalupe, do seu lado direito N. Sra. dos Ovos e do seu lado esquerdo Sto. António. A Capela-Mor é abobadada em calote oval. Esta, como aliás toda a nave central, é delicadamente pintada a fresco. De cada lado da capela-mor um altar. O esquerdo, dedicado a S. Domingos e possuindo topo uma imagem de Jesus, seiscentista. O direito, dedicado a S. João de Deus e ostentado no topo imagem de Nossa Senhora, também seiscentista. A sacristia desta igreja foi a capela original com a imagem de N. Sra. da Guadalupe (1633) que veio de Espanha. De notar, também, um inestimável órgão datado de 1827.
A Lenda - Conta a lenda que a Madre Superiora de um Convento ao saber da aproximação dos Romanos escondeu a imagem da Virgem Maria junto de uma fonte. Tempos decorridos, uma mulher que havia ido buscar água à fonte, reparou no invólucro ali junto resguardado, e qual o seu espanto, ao desembrulhá-lo e ver a imagem de Nossa Senhora chorando. O povo, ao saber da notícia, chamou-lhe Fonte de Águas Santas. Mais tarde foi construída perto da fonte, a Igreja do Mosteiro de Águas Santas. Esta, será então, a história do nome da Freguesia.
Textos recolhidos dos sites da Wikipédia e da Junta de freguesia de Águas Santas.
A Cache - Para encontrar a cache vai ter de se dirigir às coordenadas inicias e procurar:
[X] - O número de sarcófagos em pedra no perímetro do Mosteiro.
[Y] - O número de colunas circulares esculpidas no pórtico subtraído do número de degraus da entrada principal.
N 41° 12.6[X]1 W 008° 34.6[Y]1