Skip to Content

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.

Traditional Geocache

The Ghost Bridge

A cache by Mytipower Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 10/4/2007
Difficulty:
2.5 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size: micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


The Ghost Bridge

A Ponte Velha

             Esta ponte está situada a Leste da cidade de Ponte de Sor, a cerca de um quilómetro, e lançada sobre o ribeiro do Andreu. Alguém, levianamente, atribuiu aos mouros a sua construção, quando ela, afinal, foi também obra de D. João VI por isso que muita gente lhe chama a Ponte dos Mouros.

             A construção é anterior à do açude que lhe fica próximo e vem regar as margens da Malta, Propriedade da casa Vaz Monteiro, Por isso ali se fazia o trânsito para Avis e Benavila e a estrada seguia pelo Andreu, Vale do Boi, indo passar ao ribeiro dos Montes Juntos. Depois de construída em 1867 e estrada real que seguia para Sousel, com passagem por Avis, todo o movimento passou a fazer-se por essa estrada, sendo a Ponte Velha abandonada.

             Nesta ponte, que era, e ainda é, de um só arco de volta redonda, mas de boas proporções para dar vazão às grandes cheias que tomam os ribeiros do Barata e do Andreu, que se juntam um pouco acima, e que foi construída sobre rochas, existia uma laje colocada a um padrão, e nesta estava esculpida a inscrição seguinte:

NO REINADO DE D. JOÃO VI SE LANÇOU ESTA PONTE EM 1828

             O vandalismo do rapazio destruiu esta lápide que há uns anos atrás ainda lá existia.

             Depois de perdido o trânsito por ali, foi construído o lagar e aberta a vala do açude para alimentar o lagar e regar a propriedade a que atrás nos referimos.

 

 

 

Descrição

Cache

39º 14 655 N

007º 59 758 W

Description

O objectivo desta cache é descobrir esta ponte nestas coordenadas, visto que se encontra abandonada desde 1867 é de esperar algumas dificuldades para encontrar a ponte e a cache. Atenção: As Silvas estão em quase todo o lado.

The goal of this cache is to find the bridge at this coordinates, and the cache is in the bridge.. Warning: Expect some difficulties because the bridge is abandoned since 1867 and the vegetation (black-berry bush) is in command now.

For the Quest!!!

 

 

 

 

Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

279 Logged Visits

Found it 242     Didn't find it 16     Write note 9     Temporarily Disable Listing 4     Enable Listing 4     Publish Listing 1     Post Reviewer Note 3     

View Logbook | View the Image Gallery of 84 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated: on 4/11/2018 5:39:49 AM Pacific Daylight Time (12:39 PM GMT)
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page