Multi-cache

Grândola Vila Morena

A cache by smercel e AAreias Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 2/24/2008
In Setúbal, Portugal
Difficulty:
2.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size: micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


ESTA CACHE NÃO SE ENCONTRA NAS COORDENADAS INICIAIS

Grândola Vila Morena


«No domingo de 17 de Maio de 1964 José Afonso é convidado para cantar na Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense num espectáculo “de fino gosto musical”, que a sociedade leva a efeito em continuação dos festejos do seu 52° aniversário. O espectáculo, que o cartaz promocional garante que deliciará o público, apresenta na 1.ª parte Carlos Paredes e Júlio Abreu em “Variações à Guitarra” e na segunda parte o Dr. Zeca Afonso acompanhado de Rui Pato, interpretando Baladas e Canções de Coimbra. (...) A sessão em Grândola foi, por diversas razões, marcante na vida de José Afonso. Eis como ele a conta, anos mais tarde, a José Salvador: “Naquela altura enfiava-me nos buracos que me aparecessem no meio de bailes, casamentos, cantava por minha conta e risco. Respondia pelos meus actos. As coisas vão tomando corpo quando recebo um convite da Música Velha de Grândola, (...) Fiquei brutalmente satisfeito com o convite para cantar na Música Velha. Meti-me no comboio com a Zélia e aí encontro-me com o Carlos Paredes que também tinha sido convidado. Foi a primeira vez que conheci o Paredes e então fiquei extremamente impressionado com a colectividade: num local obscuro, quase sem estruturas nenhumas, com uma biblioteca de evidentes objectivos revolucionários, uma disciplina generalizada e aceite entre todos os membros, o que revelava já uma grande consciência e maturidade políticas. (...) O meu contacto com a Música Velha antes de ir para África foi extremamente importante (...)”. (...) Na carta que escreve aos pais José Afonso dá conta de quanto a passagem por Grândola o marcou. Afirma convictamente que “Se alguma vez tiver de deixar esta terra, é a lembrança destes homens que conheci em Grândola e noutros lugares semelhantes que me fará voltar”. A 21 de Maio José da Conceição recebe, também, uma carta de José Afonso. Nela o cantor junta um poema dedicado a Grândola, que é lido em sessão pública, na mesma sala onde foi realizado o espectáculo, no dia 31 de Maio. Deste modo os presentes escutam, pela primeira vez: “Grândola Vila Morena/Terra da Fraternidade/O Povo é quem mais ordena/Dentro de ti ó cidade/Em cada esquina um amigo/Em cada rosto igualdade/Grândola Vila Morena/Terra da Fraternidade/Capital da Cortesia/Não se teme de oferecer/Quem for a Grândola um dia/Muita coisa há-de trazer”. (...)»

Esta canção tornar-se-á famosa ao ser escolhida como senha para a Revolução do 25 de Abril. Houve duas senhas. A primeira, às 23h, foi a música "E depois do adeus", de Paulo de Carvalho. Grândola, que foi a segunda, passou no programa "Limite" da Rádio Renascença às 0.20h do dia 25. Foi o sinal para o arranque das tropas mais afastadas de Lisboa e a confirmação de que a revolução ganhava terreno. "Vivi o 25 de Abril numa espécie de deslumbramento. Fui para o Carmo, andei por aí... Estava de tal modo entusiasmado com o fenómeno político que nem me apercebi bem, ou não dei importância a isso de Grândola. Só mais tarde, com o 28 de Setembro, o 11 de Março, quando recomeçaram os ataques fascistas e a Grândola era cantada nos momentos de maior perigo ou entusiasmo, me apercebi bem de tudo o que ela significava - e, naturalmente, tive uma certa satisfação".

IN:
http://bmgrandola.blogspot.com/2007/03/zeca-afonso-em-grndola.html
http://www.citi.pt/cultura/musica/musicos/jose_afonso/grandola.html



A Cache
Esta cache pretende dar a conhecer algumas marcas de Zeca Afonso em Grândola. Por isso escolhemos três locais, dentro da vila, que consideramos de passagem obrigatória para cumprir este objectivo. O primeiro lugar, como não poderia deixar de ser, é a Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense. Aí vai encontrar a resposta A que serve para completar a coordenada Norte. O segundo local é a escultura de José Afonso, da autoria de António Andrade, inaugurada a 23 de Abril de 1999. Aí poderá responder à pergunta B e completar a coordenada Oeste. Depois de conseguidas as coordenadas finais, chegará ao terceiro local onde poderá encontrar a cache. Boa sorte!


Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense (N 38º 10.500 W 008º 34.074)
A – Qual o ano em que o povo de Grândola prestou tributo a Zeca Afonso?
(A) – 1996 = (?)
N 38º 10. 9(resposta A)1

Resposta A provisoriamente desvendada devido a obras que impedem a obtenção do valor no local: 2004

Complexo Desportivo Municipal José Afonso (N 38º 10.415 W 008º 33.790)
B – Quantas colunas existem na entrada do edifício (exterior)? (12 x (B)) + 4 =(?)
W 008º 34. (resposta B)

C – CACHE
N 38º 10.9(A)1
W 008º 34.(B)



ENG
For a complete translation of the text above use this site

THE CACHE
This cache wants to share some references of Zeca Afonso in Grândola. So we chose three places inside the town, which we believe are the most important. The first, of course, is the Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense. Here you will find the answer to complete the coordinated North. The second site is the sculpture of Jose Afonso, by António Andrade, inaugurated on April 23th, 1999. There you can answer the question B and complete the coordinated West. After achieved the final coordinates, you can go to the third place where you can find the cache. Good luck!

Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense (N 38º 10.500 W 008º 34.074)
A – Which year the people of Grândola paid tribute to Zeca Afonso?
(A) – 1996 = (?)
N 38º 10.9(answer A)1

Answer provisionally unveiled due to works that prevent the acess to the value on site: 2004

Complexo Desportivo Municipal José Afonso (N 38º 10.415 W 008º 33.790)
B – How many columns exist at the entrance of the building (outside)?
(12 x (B)) + 4 = (?)
W 008º 34. (answer B)

C – CACHE
N 38º 10.9(A)1
W 008º 34.(B)

Additional Hints (Decrypt)

ireqr / terra

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



 

Find...

483 Logged Visits

Found it 414     Didn't find it 18     Write note 28     Needs Archived 2     Temporarily Disable Listing 5     Enable Listing 5     Publish Listing 1     Needs Maintenance 4     Owner Maintenance 2     Post Reviewer Note 4     

View Logbook | View the Image Gallery of 76 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated: on 6/7/2017 3:20:03 PM Pacific Daylight Time (10:20 PM GMT)
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum