Skip to content

This cache has been archived.

btreviewer: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante as situações relatadas. Relembro a secção das guidelines sobre a manutenção http://www.geocaching.com/about/guidelines.aspx#cachemaintenance :

[quote]
Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Por causa do esforço requerido para manter uma geocache, por favor coloque geocaches físicas no seu espaço habitual de geocaching e não em sítios para onde costuma viajar. Geocaches colocadas durante viagens não serão muito provavelmente publicadas a menos que possa fornecer um plano de manutenção adequado. Este plano deve permitir uma resposta rápida a problemas reportados, e deverá incluir o Nome de Utilizador de um geocacher local que irá tomar conta dos problemas de manutenção na sua ausência. [/quote]

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me por [url=http://www.geocaching.com/email/?u=btreviewer]e-mail[/url].

Lembro que a eventual reactivação desta cache passará pelo mesmo processo de análise como se fosse uma nova cache, com todas as implicações que as guidelines actuais indicam.

Se no local existe algum container, por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Obrigado

[b] btreviewer [/b]
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer

[url=http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=77][i][b]Work with the reviewer, not against him.[/b][/i][/url]

More
<

Santuário de Sacraparte

A cache by Blue Trekkers Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 04/07/2009
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Santuário de SacraParte




As origens

A vocação religiosa deste local tem, segundo diversas lendas alusivas à invocação de Sacaparte, origens muito remotas.
Prova disto é também a existencia de vestígios de um Dólmen no monte sobranceiro ao actual local do Santuário, descoberta por acaso após um incêndio florestal no Verão de 2004.

Na génese do Santuário estão, invariavelmente, as disputas entre portugueses e castelhanos.

A igreja existia, com certeza, em 1332, ano em que foi taxada em 8 libras. Terá no entanto sido edificada, muito possivelmente, sobre as ruínas de uma outra de época anterior, já que dois arcos contidos no seu interior e a abóbada do rés-do-chão, que fica sob a casa da hospedaria, revelam arte céltica.
O templo conheceu um novo impulso no reinado de D. João V, quando, em 1726, este monarca doou a ermida aos Padres da Congregação de S. Camilo de Lelis, também conhecidos por Congregados de Tomina, onde nasceu a primeira casa da congregação. Já existiam as hospedarias e o hospital, pelo que os religiosos apenas edificaram o convento e reformaram a igreja. Em 1752 abria o seminário. A romaria a Nossa Senhora de Sacaparte era muito conhecida e da devoção das populações limítrofes e de outras zonas mais afastadas.






A igreja, com fachada em empena, é aberta por portal de verga recta, ladeado por pilastras e encimado por entablamento e frontão de volutas interrompido pelo nicho central. Este, de volta perfeita, é enquadrado por motivos vegetalistas. No mesmo eixo, a janela do coro, com base assente sobre mísulas, exibe remate de enrolamentos que coincidem com a empena. No seu interior, três naves de quatro tramos, assentes em pilares de secção quadrada e octogonal, acolhiam os peregrinos.



As ruínas do antigo convento deixam adivinhar um espaço de planta rectangular, com ritmo de vãos simétrico. A albergaria apresenta planimetria longitudinal, com fachada principal seccionada por pilastras, destacando-se, no interior, a abóbada de arestas de tijolo. Tinha o edifício dois pisos, com cozinha e refeitório por baixo e os dormitórios em cima. Ali se enclausuram uma dúzia de freires agonizantes, cuja ordem abandonou o local por efeito do liberalismo.

Ao redor do convento realizou-se, durante muito tempo, a celebérrima procissão dos nus - a que o povo chamava dos encoirados, encaçapos, pelados ou encarrapatos, expressões bem mais ao seu jeito. Nu é uma forma de dizer, que os homens apenas expunham a pele da cintura para cima. Imagine essa massa de despidos a caminhar erguendo insígnias e tochas e entoando ladainhas, com o propósito, veja-se, de agradecer o desaparecimento de um monstro que matava gente e arrasava os renovos. O estranho acompanhamento manteve-se até que o Bispo de Pinhel, a meados do século XIX, o censurou e o proibiu por atentar contra os bons costumes.

O cruzeiro, com capitel rematado por querubins, termina em cruz com a representação de Cristo sobre o crânio de Adão e a inscrição INRI




A Cache

A cache está escondida no interior das ruínas do convento.
Por favor deixem a cache bem tapada, no Verão a zona é muito frequentada por muggles e inclusive realizam-se festividades dentro das ruínas.


Additional Hints (Decrypt)

Cbe pvzn qn wnaryn nb ynqb qb chycvgb

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.