Skip to Content

This cache has been archived.

plntrplntr: Cumpriu o seu papel.
Obrigado a todos.

More
<

Abade de Neiva [Barcelos]

A cache by musa Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 04/20/2008
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size: small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

Esta cache tem como objectivo dar a conhecer a belíssima Igreja de Santa Maria do Abade de Neiva e toda a área envolvente.



IGREJA DE SANTA MARIA DO ABADE DE NEIVA

Acesso
EN 103 (Barcelos - Viana), a 100 m, lug. da Igreja; Fl. 69
 
Descrição
Planta composta por nave longitudinal e capela-mor rectangular. Volumes escalonados com coberturas diferenciadas em telhados de 2 águas. Fachada principal com portal sem tímpano, alto e esguio, de arco quebrado; tem 4 arquivoltas, apoiadas em 8 colunas de fuste liso e capitéis historiados, antropomórficos, como um tocador de viola de arco e uma bailadeira, e zoomórficos, como um par de aves bebendo do mesmo vaso. Sobre a porta principal abre-se um óculo redondo. As portas laterais são de arco quebrado, ainda mais goticizantes do que a principal. A meia altura, abrem-se pequenas frestas muito simples. Ao nível da cornija, ainda nas paredes laterais da nave, corre um sistema de modilhões de tipo românico, onde figuram caras, peixes, pipos, cabeças de animais como de touros e de porcos, séries de bolas e até um escudo pós-dionisíco, que se encontra do lado N. Já nas paredes da cabeceira, a cornija apoia-se em duplos cachorros de proa, segundo a maneira gótica. No interior, o arco triunfal é levemente quebrado, com duas colunas de fuste liso. Na testeira da capela a iluminação faz-se por janelão gótico de duas luzes com óculo quadrilobado. As paredes estão cobertas de siglas, muitas das quais alfabéticas. Ao lado da frontaria da igreja, da banda S., existe uma forte e larga torre, relativamente baixa, coroada de merlões piramidais.
 
Época Construção
Séc. 14 / 18
 
Cronologia
1152 - A rainha D. Mafalda, mulher de D. Afonso Henriques, procurou fundar aqui um mosteiro, obra que não chegou a concluir por entretanto falecer; 1220 - A igreja era do padrodo real; 1258 - A igreja continua do padroado real; 1301 - Doada por D. Dinis a Mestre Martinho, físico do Rei e Cónego da Sé de Braga; 1310 - O Arcebispo D. Martinho de Oliveira, a pedido de Mestre Martinho, institui nesta igreja uma Colegiada, composta de Reitor e três Capelães; séc. 14 princípios - Datação sugerida por Almeida (1978 / II, 174) para os começos da fábrica da actual igreja, o que poderia relacionar-se com a doação do padroado e a instituição da Colegiada; 1410 - Doada a D. Afonso, futuro 1º Duque de Bragança, em cuja casa se manteve até 1833; séc. 15 - Datação sugerida por Almeida (1978/II, 174) para a obra da torre; 1732 - Foi mandada consertar a galilé então existente sobre a fachada principal; 1734 - Foram mandados abrir 2 campanários na torre e erguer um coro; 1744 - Foi mandado pintar o tecto e rebocar as paredes da capela-mor e da nave; 1758 - Manda-se reformar as paredes do adro; 1802 - Data gravada no portão do Cemitério Paroquial; 1831 - Apresentava estado de ruína; 1904 - Mandaram-se fazer obras de reconstrução na parede da frente, que ameaçava ruína, e remover o soalho do corpo da igreja.
 
Tipologia
Arquitectura religiosa românica e gótica. Igreja rural românica de planta longitudinal, mas já com portais e janela da capela-mor góticos.
 
Características Particulares
É um exemplo muito significativo de quanto a nossa arquitectura medieval rural ficou presa aos hábitos românicos de construir (ALMEIDA 1978 / 172). Nada indicando que o corpo da igreja, embora menos evoluído arquitectonicamente do que a capela-mor, lhe seja anterior, terão existido dois mestres diferentes. O da capela-mor, mais actualizado e conhecedor da evolução da arte de construir, e o do corpo da igreja, talvez local e de gosto arcaizante.
 
Materiais
Granito, cobertura de madeira de castanho, pavimento de cantaria e madeira.
 
Intervenção Realizada
DGEMN: 1943 - Reparação da cobertura; 1946 - Reparação cobertura, restauro da rosácea, reposição de frestas e vitrais, demolição da sacristia; 1947 - Substituição de pavimentos; 1952 - remoção de 2 altares da renascença; 1955 - Desmonte dos altares de talha, reconstrução da cachorrada, cintagem das paredes, construção de nova armação da cobertura; 1956 - obras de restauro; obras de conclusão do restauro da capela-mor; 1957 - prosseguimento das obras de restauro; 1958 - obras de conclusão do restauro; 1957 / 1958 - Cobertura e coroamento da torre, cobertura e pavimento da sacristia; 1965 - transporte de altares existentes e sua arrecadação na Igreja da Serra do Pilar; 1972 - reparação dos estragos do último temporal; 1973 - limpeza de telhados e pintura de portas; 1982 - obras de conservação; 1985 - ampliação do cemitério da freguesia no interior da Zona de Protecção.
 

Cache: Trata-se de um contentor pequeno.
As coordenadas indicadas levam-no até ao busto do Monsenhor Cónego Rodrigo Alves Novais. Aqui deve ter em conta o ano da homenagem que lhe foi feita (ANO).

[The given coordinates lead you up to the bust of Monsignor Canon Rodrigo Alves Novais. You must take note for the year of tribute to him was made (ANO).]

As coordenadas finais são obtidas por:

N41º 33.(ANO - 1671) W8º 38.(ANO - 1620)
 
Por favor, voltem a colocar a cache como estava, e bem escondida.

Esperemos que se divirtam nesta cachada e que gostem do local.
NÃO RETIRE O DOCUMENTO DESCRITIVO, PF.
Obrigado pela visita.

Additional Hints (Decrypt)

Ybbx gb gur fbhaq, v'z va gur ubyr.

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



 

Find...

305 Logged Visits

Found it 290     Didn't find it 8     Write note 2     Archive 1     Publish Listing 1     Owner Maintenance 2     Update Coordinates 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 113 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.