Skip to Content

This cache has been archived.

jinunes: Com o container original bastante degradado e praticamente inacessível devido ao crescimento do mato em toda a volta que impede até a vista sobre a Charneca (motivo da cache) e ao aparecimento de muitas outras em volta deixa de haver motivos para a existência desta cache.

Obrigado a todos pelas visitas

More
<

Beatriz Costa

A cache by jinunes Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 05/02/2008
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
2.5 out of 5

Size: Size: regular (regular)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:





 Beatriz Costa  (a Diva Saloia)



Beatriz da Conceição nasceu na Charneca do Milharado, Concelho de Mafra em 14 de Dezembro de 1907.

Com 4 anos vai com a sua familia para Tomar e mais tarde a família fixa residência em Lisboa

Com 15 anos estreia-se como corista na revista Chá e Torradas (1923) no Éden Teatro, mas rapidamente é escolhida para desempenhar pequenos papéis, evoluindo, tomando cada vez mais para si um papel de protagonista em cada espétaculo que vai participando.

Em 1924 parte pela primeira vez em digressão pelo Brasil onde participa em vários espectáculos com papéis destacados onde obteve grande êxitos.

Em 1925 regressa a Lisboa e ao lado de Nascimento Fernandes apresenta-se em “Ditosa Pátria” no Trindade, ainda nesse ano actua pela primeira vez na cidade do Porto. Prossegue a sua carreira protagonizando várias revistas e operetas.

No ano de 1927 estreia-se no cinema e até 1939 participa em 7 filmes, com destaque para “ O Pátio da Cantigas” e “ A Aldeia da Roupa Branca” que ainda hoje e a tornam conhecida do público, é também nesse ano que surge com o penteado que se tornou também a sua assinatura, toda a gente sabe o que significa ter uma franja à "Beatriz Costa".

Na década de 30, a par com o cinema, protagoniza várias peças em Portugal e no estrangeiro, em 1939 parte para mais uma digressão ao Brasil que se prologa por 10 anos.

Despede-se dos palcos em 1960 e começa a viajar por todo o mundo, assistindo a festivais de teatro, de Ocidente a Oriente. Conheceu personalidades como Salvador Dali, Pablo Picasso, Sophia Loren, Greta Garbo, Edith Piaf ou o Rei Hassan II de Marrocos. Dedica-se a outra sua paixão, a escrita, que se iniciou aos 13 anos, em auto aprendizagem, nas mesas de “A Brasileira” com a ajuda de “mestres” como Almada Negreiros, Gualtino Gomes, Aquilino Ribeiro, entre outros. Veio a publicar crónicas e livros de cariz autobiográficos.

A sua permanente jovialidade levou a que fosse proposta a sua candidatura às eleições presidenciais de 1985 (ano internacional da juventude).

Faleceu no dia 15/04/1996, com 88 anos, naquela que foi a sua casa durante mais de 3 décadas - o seu quarto do hotel Tivoli. Desapareceu então a diva saloia  e embaixadora da cultura popular portuguesa do século XX.

 

Mais detalhes da sua carreira podem ser consultados em:

http://www.citi.pt/cultura/teatro/artistas/beatriz_costa/biografia.html  

http://www.mulheres-ps20.ipp.pt/Beatriz-Costa.htm





 

 

A aldeia natal de Beatriz Costa, Charneca do Milharado.

Charneca do Milharado,  aldeia natal de Beatriz Costa integrada na freguesia da  Venda do Pinheiro desde a sua criação em 1985,  é visível através do eucaliptal no local da cache.

Não morou aqui muito tempo mas sempre manteve uma forte ligação à sua terra natal e à sua condição de saloia, aliás nesta aldeia de primos e primas muitos são ainda os que reclamam laços familiares com a actriz.

Esta ligação, notória na sua carreira profissional, especialmente no filme "A  Aldeia da Roupa Branca" em que a sua personagem se inspirou  na vivência rural desta aldeia à época. As cenas do arraial no filme retratam a feira das cerejas realizada no Largo da feira de Santo António, hoje entrada nobre da Venda do Pinheiro, onde foram colhidas imagens para posterior recriação em estúdio.

 

 

Em 24 de Setembro de 1934, inaugura o Cine-Teatro Beatriz Costa na Malveira, em 1950, contribuiu para a construção da escola primária da Charneca, em 1993, inaugurou o Auditório Municipal Beatriz Costa. Existe ainda o Museu Popular Beatriz Costa, actualmente, sedeado na Casa de Cultura da Malveira que alberga o espólio doado em vida pela actriz. Estes são alguns dos exemplos das manifestações de carinho que devotou a toda a zona saloia e que esta lhe retribui.

Ao longo de todo este ano, em que se celebra o centésimo aniversário do seu nascimento, multiplicam-se por vários locais iniciativas destinadas a divulgar a sua vida, obra e ligação ao Concelho. Concretamente já no dia 13 de Abril de 2008 a Charneca recuou no tempo e viveu um dia de há 50 anos atrás, com pessoas trajadas à época, as fachadas das casas cobertas com cenários, a projecção de imagens do filme "Aldeia da Roupa Branca" e a recriação de um “copo de água” que a população ofereceu a todos visitantes.

Esta cache é um pequeno contributo para assinalar a efeméride e nesta página serão divulgadas mais iniciativas.

EN:

The Portuguese text, just talks about Beatriz Costa (famous Portuguese actress and writher) and her born town, to find the cache the only thing you kneed to know are the coordinates

 

 


A cache

A cache é um container irregular com os habituais itens,  Boa sorte,divirtam-se e por favor não usem spoilers nos logs 

The cache is a irregular container fill with the usual stuff . Good luck, have fun and please don't use spoilers with logs



Additional Hints (Decrypt)

CG: fvtn n yrv qr ynibvfvre
RA: tb ol Ynibvfre'f ynj

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



 

Find...

251 Logged Visits

Found it 221     Didn't find it 10     Write note 6     Archive 1     Temporarily Disable Listing 3     Enable Listing 3     Publish Listing 1     Needs Maintenance 2     Owner Maintenance 4     

View Logbook | View the Image Gallery of 55 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.