Esta cache pretende dar a conhecer a todos os visitantes o PR1 - Póvoa de Varzim - percurso pedestre Ecomuseu Rates.
Trata-se de uma viagem ao passado da localidade, feita através de um percurso pedonal com oito quilómetros de comprimento e nove estações temáticas que retratam a vivência rural naquela paisagem de «Entre Douro e Minho», dividida entre o vale fértil e rico, onde se encontravam os grandes lavradores, e o território montanhoso, onde habitavam os trabalhadores rurais e os pedreiros de xisto.
A Praça, centro cívico da freguesia, que conjuga os estilos barroco e românico, é o ponto de partida deste itinerário da água e do pão, que segue em direcção à Fonte de S. Pedro, reproduzida num belíssimo painel de azulejos. Na Casa de Lavrador assiste-se à recriação do ciclo dos cereais, através de uma malhada na eira, e também do ciclo do linho, desde o tratamento do fio à tecelagem.
Passa-se à que terá sido a primeira fonte de abastecimento da população, a Fonte Antiga, e, em seguido, ao Moinho de Vento, onde os grãos de milho, trigo e centeio voltaram a fazer farinha. Já na mítica Fonte do Pedro evoca-se uma das lendas fundadoras da cultura de S. Pedro de Rates, enquanto que a Fonte da Granja exibe o estatuto de “mais abundante da freguesia”.
Um dos pontos de interesse na parte final é a Azenha do Pego, uma construção em xisto, que partilhava a função de habitação com a de moer cereais e de serrar madeiras por tracção hidráulica.
O percurso termina junto à igreja românica não sem antes passar uns largos metros pela antiga linha do comboio.
Neste percurso também é possível visitar as caches : GCQYE3 e GC118B7
Ficha Técnica do Percurso:
|
Início/Fim:Núcleo museológico da igreja românica de São Pedro de Rates
Âmbito: Histórico-Cultural, ambiental, paisagístico e desportivo
Tipo de Percurso: De pequena Rota, circular por caminhos tradicionais e rurais
Distância a Percorrer: 8 km
Duração do Percurso: Cerca de 2 horas
Nível de Dificuldade: Baixo
Desníveis: Pouco acentuados
Época Aconselhada: Todo o ano
|
POR FAVOR NÃO REVELEM PISTAS OU SPOILERS DO LOCAL FINAL E QUEM DESCOBRIR NÃO REVELE AOS PRÓXIMOS POR FORMA A QUE ESTA CACHE POSSA SEMPRE SER UM ENIGMA EFICAZ...
NATURALMENTE SE ISSO ACONTECER A CACHE IRÁ COM TODA A CERTEZA PARA O VASTO ARQUIVO GEOCACHIANO.
SEJAM DISCRETOS, HÁ SEMPRE POR LÁ UMA ZELADORA DO LOCAL, QUE ZELA MESMO MESMO...
Tirem fotos do percurso e da envolvente até à cache.
Obrigado pela vossa visita.