A Grande Lisboa é uma subregião portuguesa, parte da Região de Lisboa (antiga Região de Lisboa e Vale do Tejo) e do Distrito de Lisboa.
Limita a norte com Leiria, a leste com a Lezíria do Tejo, a sul com o Estuário do Tejo (e, através dele, com a Península de Setúbal) e a oeste com o Oceano Atlântico.
Área: 1381 km².
População (2007): 2 003 436.
Compreende 9 concelhos:
Amadora (Cidade); Cascais; Lisboa (Cidade e Capital); Loures (Cidade); Mafra; Odivelas (Cidade); Oeiras; Sintra e Vila Franca de Xira (Cidade)
A subregião compreende ainda outras cidades: Agualva-Cacém e Queluz (no concelho de Sintra), Alverca e Póvoa de Santa Iria (no concelho de Vila Franca de Xira) e Sacavém (no concelho de Loures).
Os municípios mais populosos são Lisboa e Sintra.
As cidades mais populosas são Lisboa, Amadora, Queluz, Agualva-Cacém e Odivelas.
No centro da região encontra-se a cidade capital de Portugal e a sua grande região metropolitana, cheia de locais de interesse turístico e patrimonial, sendo inclusivamente das cidades com maior procura turística do continente Europeu, conhecida pela sua alva luz, especial e de encanto único.
Esta Região prima igualmente pela sua bonita Costa, com praias afamadas e diversificadas, com excelentes infra-estruturas e vias de comunicação, bem como uma grande oferta de restauração e hotelaria. Uma costa encantadoramente recortada, com diversos cursos de água, serras, áreas montanhosas, zonas de cultivo agrícola e zonas industriais, marcada por cidades desenvolvidas a todos os níveis que contrastam com pequenas aldeias que sobreviveram ao passar do tempo, ou por larga densidade de áreas residenciais e suburbanas.
Com vários monumentos e paisagens consideradas Património da Humanidade pela UNESCO, Parques e Paisagens Naturais e Protegidos, é, pois, claro que a Região de Lisboa muito tem para oferecer a quem a visita e admira, tendo-se a certeza de que não raro se caminham trilhos históricos e patrimoniais capitais.
Uma região não muito vasta, mas com uma grande e encantadora diversidade, que está igualmente patente na Gastronomia que a caracteriza. A força do mar e dos rios que aqui se cruzam está presente à mesa, com os mais variados pratos e temperos bem frescos, mas também muitos outros produtos provenientes dos férteis solos da região, como variados vegetais, fruta ou os queijos de cabra e ovelha, de Azeitão e de Sobral de Monte Agraço. A Pastelaria é igualmente variada e com múltiplas especialidades locais como as queijadas de Sintra, os doces de noz e ovos de Cascais, os zimbros de Sesimbra, o pão-de-ló de Loures, os fofos de Belas, os folhados da Malveira ou os muito afamados pastéis de Belém.
De qualidade são também as vinhas da região, que permitem a produção de vinhos apreciados, como os de Colares, Bucelas ou Carcavelos.
Dentro da cache, além dos objectos habituais, vai encontrar uma folha especial com um número. Por favor anote este número e o nome da cache. Juntando todos os códigos das 30 caches parciais, conseguirá obter as coordenadas da localização da cache final Lusitani, que está escondida algures em Portugal.
Link da cache final, onde também poderá consultar a lista de todas as restantes, http://coord.info/GC1CYMH