Skip to content

<

Mamoa da Cruzinha

A cache by Patrol Team Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 07/17/2008
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
3 out of 5

Size: Size:   regular (regular)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


DÓLMEN DA CRUZINHA (Vila Chã)

A Mamoa das Arribadas, ou da Cruzinha, situada perto da Quinta de S. Givas, Vila Chã, Esposende, é um monumento funerário de abastadas dimensões de características ímpares.
Sob a mesma mamoa de terra de grandes dimensões revela-se um monumento de características ímpares, pelo facto de apresentar uma anta e uma antela lado-a-lado. Esta, de menores dimensões apresenta a laje de cobertura (tampa). O segundo dólmen é de maiores dimensões e hoje resta-lhe uma única laje de cobertura.

Uma referência muito especial à Mamoa da Cruzinha. Este monumento veio a distinguir-se por apresentar uma mamoa (só de terra) cobrindo duas estruturas dolménicas. E se, o dólmen II, se apresentou violado, já o dólmen I, de reduzidas dimensões (o primeiro a ser detectado), viria a revelar-se completamente intacto, o que, como se sabe, é extremamente raro acontecer.

De particular interesse foi a descoberta, in situ, de uma placa granítica, completa, rectangular, com vestígios de ocre (Cruzinha I).
Quanto aos metais, importa referir uma alène, em cobre, uma espiral em prata e um aplique, em ouro.

A Cache:

A cache é uma caixa de tamanho regular embrulhada num saco preto. É fundamental colocar a cache no estado original (completamente tapada) para garantir a sua longevidade.
Por favor não destrua o monumento a cache encontra-se fora deste para garantir a sua segurança

Additional Hints (No hints available.)



Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.