Skip to content

This cache has been archived.

plntrplntr: Cumpriu bem o seu papel.
Obrigado pelas visitas!

More
<

Divindade Tongoenabiagus

A cache by musa Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 07/18/2008
Difficulty:
2.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


DivindadeTongoenabiagus
Esta cache proporcionará um pequeno passeio pedonal pelo centro histórico de Braga, rico em monumentos do Barroco, transitando pela arte Romana e Céltica.
O Barroco foi um período estilístico e filosófico da História da sociedade ocidental, ocorrido desde meados do século XVI até ao século XVIII. Foi inspirado no fervor religioso e na passionalidade da Contra-reforma. Didacticamente falando, o Período Barroco, vai de 1580 a 1756. O termo "Barroco" advém da palavra portuguesa homónima que significa "pérola imperfeita", ou por extensão jóia falsa. A palavra foi rapidamente introduzida nas línguas francesa e italiana.

As coordenadas iniciais levam-no à Igreja de Santa Cruz, onde começará a sua busca. Bom trabalho.
1 - Igreja da Santa Cruz
N41º 32.967 W8º 25.442
Localizada no Largo Carlos Amarante, a Igreja de Santa Cruz foi construida no século XVII em estilo barroco maneirista e possui no seu interior talha dourada invulgar. A nave, muito alta, é formada por uma abóboda de pedra esquartelada. O interior da igreja foi do traço de Frei José de Santo António Vilaça. É de notar a talha dourada do órgão e dos púlpitos.
O Exterior é todo em pedra trabalhada com simetria central. A fachada é de 1737 e foi projectada pelo reverendo arquitecto Geraldo Geraldes.
2 - Igreja de S. Marcos
N41º 32.945 W8º 25.408
A Igreja do Hospital ou Igreja de São Marcos foi construída no século XVIII com um projecto do arquitecto Carlos Amarante. Os corpos laterais foram projectados e construídos por José Fernandes Graça, de apelido o Landim e que foi encarregado da obra de cantaria e escultura delineada por Carlos Amarante.
3 - Palácio do Raio
N41º 32.907 W8º 25.352
O Palácio do Raio, ou Casa do Mexicano é um palácio construído em 1754-55, por encomenda de João Duarte de Faria, poderoso comerciante de Braga, e projecto do arquitecto André Soares. É um dos mais notáveis edifícios de arquitectura civil da cidade de Braga, em estilo barroco joanino.
O palácio foi vendido em 1853, por José Maria Duarte Peixoto, a Miguel José Raio, visconde de São Lázaro, ficando conhecido como Palácio do Raio.
Miguel José Raio era um capitalista brasileiro, nascido em Braga, na rua da Cruz de Pedra, em 10 de Maio de 1814 e falecido em 14 de Agosto de 1875.
O novo proprietário, em 1863, abriu a rua em frente do palácio, para permitir uma melhor visão da sua casa e poder construir duas habitações para as suas filhas.
Em 1882 os herdeiros de Miguel José Raio venderam o palácio ao Banco do Minho que, por sua vez, a revendeu, no ano a seguir, à Santa Casa da Misericórdia que nela instalou alguns serviços do Hospital de S. Marcos.
Está classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1956.
4 - Deus Mercúrio
N41º 32.916 W8º 25.343
Mercúrio era o Deus romano encarregado de levar as mensagens de Júpiter. Era filho de Júpiter e de Bona Dea e nasceu em Cilene, monte de Arcádia. Os seus atributos incluem uma bolsa, umas sandálias e um capacete com asas, uma varinha de condão e o Caduceu. Era o Deus da eloquência, do comércio, dos viajantes e dos ladrões, a personificação da inteligência. Correspondia ao Hermes grego, protetor dos rebanhos, dos viajantes e comerciantes: muito rápido, era o mensageiro. O planeta Mercúrio provavelmente recebeu este nome porque se move rapidamente no céu.
5 - Fonte do Ídolo
A Fonte do Ídolo é um monumento romano localizado na Rua do Raio, na zona central da cidade de Braga.
Bracara Augusta foi fundada cerca de 16 a.C., na época de Augusto, numa região que era ocupada anteriormente por povos autóctones. Os romanos, geralmente tolerantes em matéria religiosa, permitiam o culto a divindades locais, além dos Deuses romanos. Nesse contexto se insere a Fonte do Ídolo, um santuário dedicado a um Deus local chamado Tongoenabiago, associado a cursos d'água.
Possivelmente construída no século I d.C., a Fonte do Ídolo consiste numa fonte de água com inscrições e figuras esculpidas num afloramento natural de granito. Uma inscrição indica que um tal Célico Fronto, natural de Arcóbriga (povoação dos Célticos na Lusitânia), mandou fazer o monumento. Perto dessa inscrição encontra-se uma figura vestida com uma toga, que poderia representar o dedicante. Ao lado, sobre a fonte d'água, encontra-se outra figura esculpida: um busto, erodido, dentro de um nicho de perfil clássico com a figura de uma pomba no frontão. Perto dessa figura encontra-se outra inscrição com o nome do dedicante e o nome da divindade Tongoenabiago, que provavelmente é representada pela figura do nicho. Perto da fonte encontraram-se vestígios arquitectónicos que indicam que o santuário pode ter sido parte de um templo. A Fonte do Ídolo é o único monumento romano de Bracara Augusta a ter sobrevivido intacto até os nossos dias, sendo muito importante pelas informações que fornece sobre o culto de Deuses indígenas na época romana.

Para alcançar as coordenadas finais, deve fazer as seguintes contagens:

1º Ponto - Igreja da Santa Cruz
A = Nº de símbolos por cima dos 4 pilares. Conte também com os 2 galos laterais. (Há uma tradição que afirma que só se casa quem encontrar os dois galos)
[1st Point - Church of the Holy Cross
A = Number of symbols over the 4 pillars. Conte also with the 2 rooster ate the side. (There is a tradition which says that you married only if find the two roosters)]

2º Ponto - Igreja de S. Marcos
B = Nº total de estátuas. Inclua as do meio.
[Point 2 - Church of St. Marcos
B = Total No. of statues. Include the statues in the middle.]

3º Ponto - Palácio do Raio
C = Nº de Anjos + Nº de Estrelas. 
[Point 3 - Palace of the Lightning
C = No. of Angels + No. of stars.]

4º Ponto - Estátuas dos Deuses
2 = Nº de estátuas de Deuses romanos
[Point 4 - statues of the gods
2 = No. of statues of Roman gods]

Teremos:

N 41º 32.(906 + A + C)
W 8º 25.(298 + B + 2)

Sejam discretos com a cache, pois como devem compreender, há muitos tipos de movimentos pela zona.
A cache está no exterior.
Para visitar a Fonte do Ídolo pode e deve fazê-lo neste horário:

Terça a Sexta
9h às 12:30h e das 14h às 17:30h
Encerra à Segunda
Fim de Semana e Feriados
11h às 17h

Additional Hints (Decrypt)

Fragn-gr r gven n crqen qvsreragr!
Fvg naq gnxr qvsrerag fgbar!

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.