Ponte das Tábuas, uma autêntica obra de engenharia.
Conforme o nome indica teria sido primitivamente de madeira, mas outras opiniões divergem dizendo-nos que o nome era derivado de ai existir uma planta aquática chamada Tábua . É uma ponte de tabuleiro em cavalete assente em dois arcos ligeiramente apontados, em cantaria, com pegões e um talha-mar de forma triangular a montante, reforçado a jusante com talhante quadrangular. Na margem esquerda possui um pequeno vão, rectangular, que facilita a passagem da água na época das cheias, sendo o pavimento composto por lajes de granito, levemente aparelhadas, muito desgastadas e sem guardas. Na margem direita, do lado jusante, há duas pedras do pavimento com cruzes gravadas do Caminho de Santiago.
A Via Romana, seria mais tarde denominada de Estrada Real e também inserida numa rede de vias de comunicação a qual se juntam os Caminhos de Santiago. Estes iniciam-se no Porto com o nome de Caminho de Noroeste com destino a Valença pelo litoral, em Vila de Conde deriva um ramal denominado Caminho do Norte que segue por S. Pedro de Rates e passa na ponte românica para Barcelos, dai segue até a famosa Ponte das Tábuas.
Lenda das Maleitas
Toda a rapaziada do Vale do Neiva aprende a nadar, desde os 10 anos.
No fim de nadarem e mergulharem, vestem-se sem enxaguarem o corpo. Depois de vestidos, para se livrarem das maleitas, pegam em duas pedrinhas, uma em cada mão, virando as costas para a água, atiram-nas para trás, e tapam imediatamente os ouvidos com as duas mãos, pois não podem ouvir a queda das pedras na água, nem ver a ondulação que as mesmas provocam na água, murmurando:
Maleitas, vai a Braga, maleitas, vai ao Porto, saiam todas do corpo. Depois de um momento, tudo desaparece, e já se podem virar, porque estão livres das maleitas.
O Rio Neiva tem, da nascente até à foz, 95 levadas, sustentadas por açudes, e 38 pontes. Talvez no país seja o único que tem maior quantidade de açudes e pontes.
(nao te esqueças que o maior tesouro é o local envolvente a cache boa sorte na exploração...)
Salva o planeta poupa nos logs escreve mais aqui na net
