Skip to content

<

Lusitani: Beira Interior Sul

A cache by Team CRL_2351 Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 08/12/2008
Difficulty:
1 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

Lusitani



Beira Interior Sul

A Beira Interior Sul é uma subregião estatística portuguesa, parte da Região Centro e do Distrito de Castelo Branco. Limita a norte com a Cova da Beira e a Beira Interior Norte, a leste com a Espanha, a sul com a Espanha e o Alto Alentejo e a oeste com o Pinhal Interior Sul.

Área: 3738 km². População (2001): 78 127.

Compreende 4 concelhos: Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Penamacor e Vila Velha de Ródão.

Actualmente apenas Castelo Branco tem categoria de cidade.


Lagares de Proença-a-Velha

Os Lagares de Proença-a-Velha (ou Núcleo Museológico do Azeite), localizados na freguesia portuguesa de Proença-a-Velha, são um complexo museológico dedicado ao azeite, integrados na "rede" de museus do Centro Cultural Raiano, no concelho de Idanha-a-Nova.

São resultado da recuperação de um antigo complexo agrícola (arraial beirão), localizado bem no interior do espaço urbano da povoação de Proença-a-Velha, que incluía, para além dos lagares, palheiros, cabanais para abrigo de gado, furdas (pocilgas para porcos) e telheiros.

O espaço que pertenceu aos Condes de Proença-a-Velha foi adquirido na última década do séc XX, pela Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, aos seus proprietários da altura.

Actualmente o espaço possui:

- Lagar com 2 prensas de Varas, com galgas de tracção animal;

- Lagar com 1 prensa de Parafuso, com galgas movidas a água;

- Lagar com 2 prensas Hidráulicas, com galgas de tracção mecânica.

O palheiro mais próximo da entrada foi transformado em galeria, na qual se instalou uma exposição que pretende fazer a síntese da problemática do azeite em Portugal.

O espaço encontra-se aberto ao público e pode ser visitado gratuitamente de Terça a Domingo das 9h30 às 13h e das 14h às 17h30. Nele funciona também o posto de turismo de Proença-a-Velha.


A Cache

É um simples contentor plástico de tamanho small, dentro dum saco de plástico. A cache encontra-se fora do edifíco dos lagares, mas recomenda-se vivamente uma visita ao local.

Pedimos a todos que sejam discretos e cuidadosos na procura da cache, por forma a não comprometer a sua existência.

Dentro da cache, além dos objectos habituais, vai encontrar uma folha especial com um número. Por favor anote este número e o nome da cache. Juntando todos os códigos das 30 caches parciais, conseguirá obter as coordenadas da localização da cache final Lusitani, que está escondida algures em Portugal.

Para dúvidas ou esclarecimentos relativos ao projecto global das caches Lusitani, pode contactar os responsáveis pelo projecto: GeoDuplaP&F.


Additional Hints (No hints available.)



Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.