Skip to content

This cache has been archived.

In Perpetuum: Por motivos de força maior esta cache terá de ser arquivada.

Caso exista alguém interessado podemos ceder a titularidade da cache.

Obrigada,

In Perpetuum

More
<

Quinta do Chafariz [ALENQUER]

A cache by In Perpetuum Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 08/19/2008
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

Esta é uma cache que vos vai levar a conhecer a Quinta do Chafariz numa aldeia chamada Pipa, no concelho de Alenquer.

A primeira referência que encontramos sobre esta aldeia remonta a 1239, quando em Maio desse ano a infanta D. Constança Sanches negociou com Joannes Petri, parochiano S. Stephani de Alamquer, dando-lhe uma herdade que tinha no Carril, na região de Alenquer, e outra que tinha na Pipa, pertencente à mesma região, em troca de todos os bens de raiz que ele possuía na região de Alenquer e na de Arruda junto ao Poço dos Negros.

Existe na Pipa uma capela de Santo António que aparenta ser muito antiga atendendo à idade da imagem do padroeiro, que se apresenta esculpido em pedra do século XV ou XVI, hoje muito degradada. Esta capela pertencia, em meados do século XVIII, à Quinta do Arrieiro, no limite da aldeia. Santo António é aqui festejado no dia 13 de Junho, sendo a organização destas festas actualmente da responsabilidade da Associação Recreativa Progresso, Cultura e Desporto do Lugar da Pipa, fundada em 1981.

À saída da aldeia encontra-se a Quinta do Chafariz, um imponente conjunto arquitectónico com marcas dos séculos XVII e XVIII. Deste conjunto destaca-se o chafariz, que dá o nome à propriedade, o arco, sobre a estrada, hoje alterado, e uma capela de invocação de Nossa Senhora da Conceição, datada de 1674. O proprietário da Quinta era José de Sousa Pereira, que nela terá nascido, vindo a falecer em Lisboa em 1689. Filho de Luís Pereira de Sá e de D. Catarina de Sousa, foi fidalgo da Casa Real, doutor em Leis, conselheiro da Fazenda, desembargador e comendador da Ordem de Cristo. Nomeado embaixador de Roma, não aceitou o cargo.

Esta Quinta é considerada, então, um marco histórico na aldeia da Pipa, existindo no seu interior um pequeno parque de merendas, que espera pela visita de diversos geocachers!

Parque de Merendas.





Atenção!
Não temos informações quanto à qualidade da água proveniente da fonte que se encontra no local, pelo que para zelar pela saúde de todos, aconselhamos a não beber desta água.

Devido ao GPS apanhar poucos satelites, poderá haver um erro nas coordenadas. No entanto, pensamos que o esconderijo é um pouco óbvio, sendo fácil de encontrar a cache.

Additional Hints (No hints available.)



Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.