COMBOIO AMERICANO
O Caminho de Ferro Americano é instalado na Marinha Grande por volta do ano de 1856. Foi construído inicialmente com carris de madeira, conforme o projecto traçado pelo Engenheiro Joaquim Simões Margiochi.
Este fazia a ligação entre a Marinha Grande (desde a estação de Pedreanes passando em frente da Real Fábrica de Vidros) e São Martinho do Porto. Para lá transportava os produtos do pinhal, de retorno trazia areia, calcário, pedra e cal, servindo assim as duas manufacturas locais, a resinagem e a fábrica dos vidros.
O comboio era constituído por nove vagões de carga e um de passageiros e era puxado nas subidas por dois bois e nas descidas o seu próprio peso fazia com que se deslocasse velozmente.
Por volta de 1861,época áurea de crescimento industrial, o primitivo caminho de tábuas seria renovado, com a sua substituição por carris de ferro que permitiam um melhor deslize.
Ainda hoje existem as duas antigas estações de Pedreanes e São Martinho do Porto, cuja arquitectura é igual pois foram ambas construídas no mesmo ano.
Apesar do caminho de ferro ter fomentado o progresso e modernizado a Marinha Grande e o país, a antiga estação encontra-se ao abandono, e vai servindo de armazém/garagem para as pessoas que ali vivem. É uma pena que nada se faça para preservar o local e a sua memória.
Informação retirada daqui
A cache
Contem, stashnote, lápis, afiadeira e logbook.
Sejam discretos na procura, porque vivem neste local algumas pessoas que vão achar estranho, de repente tanto interesse neste local abandonado.