Skip to content

<

Comboio Americano

A cache by AntMadeira | adotada de ze_666 Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 08/25/2008
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:



COMBOIO AMERICANO

O Caminho de Ferro Americano é instalado na Marinha Grande por volta do ano de 1856. Foi construído inicialmente com carris de madeira, conforme o projecto traçado pelo Engenheiro Joaquim Simões Margiochi.
 
Este fazia a ligação entre a Marinha Grande (desde a estação de Pedreanes passando em frente da Real Fábrica de Vidros) e  São Martinho do Porto. Para lá transportava os produtos do pinhal, de retorno trazia areia, calcário, pedra e cal, servindo assim as duas manufacturas locais,
a resinagem e a fábrica dos vidros.

O comboio era constituído por nove vagões de carga e um de passageiros e era puxado nas subidas por dois bois e nas descidas o seu próprio peso fazia com que se deslocasse velozmente.

Por volta de 1861,época áurea de crescimento industrial, o primitivo caminho de tábuas seria renovado, com a sua substituição por carris de ferro que permitiam um melhor deslize.

Ainda hoje existem as duas antigas estações de Pedreanes e São Martinho do Porto, cuja arquitectura é igual pois foram ambas construídas no mesmo ano.


Apesar do caminho de ferro ter fomentado o progresso e modernizado a Marinha Grande e o país, a antiga estação encontra-se ao abandono, e vai servindo de armazém/garagem para as pessoas que ali vivem. É uma pena que nada se faça para preservar o local e a sua memória.
Informação retirada daqui


A cache
Contem, stashnote, lápis, afiadeira e logbook.

Sejam discretos na procura, porque vivem neste local algumas pessoas que vão achar estranho,  de repente tanto interesse neste local abandonado.

 

Additional Hints (No hints available.)