Skip to Content

This cache has been archived.

btreviewer: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante as situações relatadas. Relembro a secção das guidelines sobre a manutenção http://www.geocaching.com/about/guidelines.aspx#cachemaintenance :

[quote]
Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Por causa do esforço requerido para manter uma geocache, por favor coloque geocaches físicas no seu espaço habitual de geocaching e não em sítios para onde costuma viajar. Geocaches colocadas durante viagens não serão muito provavelmente publicadas a menos que possa fornecer um plano de manutenção adequado. Este plano deve permitir uma resposta rápida a problemas reportados, e deverá incluir o Nome de Utilizador de um geocacher local que irá tomar conta dos problemas de manutenção na sua ausência. [/quote]

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me por [url=http://www.geocaching.com/email/?u=btreviewer]e-mail[/url].

Lembro que a eventual reactivação desta cache passará pelo mesmo processo de análise como se fosse uma nova cache, com todas as implicações que as guidelines actuais indicam.

Se no local existe algum container, por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Obrigado

[b] btreviewer [/b]
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer

[url=http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=77][i][b]Work with the reviewer, not against him.[/b][/i][/url]

More
<

Hand Made Glass [M. Grande]

A cache by SmirMan Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 09/07/2008
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size: micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


HAND MADE GLASS

 

BREVE RESUMO HISTÓRICO

Desde o século XV, que há notícia da existência de alguns produtores artesanais de vidro. Foi ao vale do Lis, à  actividade florestal e ao desenvolvimento que daí derivou, que se deve a fixação das populações onde é hoje a cidade da Marinha Grande. No meio de campos agrícolas, a indústria vidreira transformou a Marinha Grande num importante centro  fabril, introduzindo uma dinâmica própria no espaço local. É, de facto, devido a circunstâncias várias – de entre as quais os recursos existentes, nomeadamente a extensa mancha florestal, de onde se extraía a lenha, as areias silicosas, o kali e a proximidade de boas argilas – que se deve a transferência da Real Fábrica de Vidros do antigo concelho de Coina para a Marinha Grande, ficando esta  sob administração de John Beare.

A história da formação e desenvolvimento do concelho está intimamente ligada à indústria do vidro, que aqui encontrou condições geográficas favoráveis ao seu estabelecimento.

Contudo, é no decorrer da administração do grande industrial Guilherme Stephens - homem de carácter empreendedor - que se deve o maior desenvolvimento da indústria do vidro. O reacender desta indústria e consequente crescimento é justificado pelas regalias dadas ao industrial por Marquês de Pombal.

A Real Fábrica de Vidros da Marinha Grande desenvolveu-se a ponto de ser Portugal, a seguir à Inglaterra, o primeiro país a fabricar o cristal.

 

Fabrico de peças em vidro usando moldagem por sopro. 

 

O VIDRO

O vidro é uma substância inorgânica, homogénea e amorfa, obtida através do resfriamento de uma massa líquida à base de sílica.
A fabricação é feita no interior de um forno, onde se encontram os panelões. Quando o material está quase fundido, o operário imerge um canudo de ferro e retira-o rapidamente, após dar-lhe umas voltas trazendo na sua extremidade uma bola de matéria incandescente. Agora bola incandescente, deve ser transformada numa empola. O operário gira-a de todos os lados sobre uma placa de ferro chamada marma. A bola vai-se avolumando até assumir forma desejada pelo vidreiro. Finalmente a peça vai para a secção de resfriamento gradativo, e assim ficará pronta para ser usada.

 

 

Embora longe vão os tempos em que o vidro era a principal fonte de riqueza de toda a região da Marinha Grande, ainda hoje restam algumas fábricas que tentam manter viva esta tradição com séculos de história. Conhecer o processo de fabrico e presenciar ao vivo a criação de peças únicas e genuínas é a sugestão a que nos propomos.

Informação retirada daquie daqui

 

 

A cache
Contem: Stashnote, lápis e logbook.
Sejam discretos na procura e coloquem a cache exactamente como a encontraram. Não publiquem fotos do container nos vossos logs!

Additional Hints (Decrypt)

Aãb rzcheerf..

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



 

Find...

735 Logged Visits

Found it 691     Didn't find it 6     Write note 7     Archive 1     Temporarily Disable Listing 4     Enable Listing 3     Publish Listing 1     Needs Maintenance 19     Owner Maintenance 1     Update Coordinates 1     Post Reviewer Note 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 34 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.