Skip to content

Maxial e as suas vistas... Multi-cache

This cache has been archived.

Bitaro: Esta geocache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante uma situação de falta de manutenção.
Relembro a secção das Linhas de Orientação que regulam a manutenção das geocaches:

O dono da geocache é responsável por visitas à localização física.

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Uma vez que se trata de um caso de falta de manutenção a sua geocache não poderá ser desarquivada. Caso submeta uma nova será tido em conta este arquivamento por falta de manutenção.

More
Hidden : 9/17/2008
Difficulty:
1 out of 5
Terrain:
2.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Maxial
1212
A cerca de 10 kmde Torres Vedras encontramos a freguesia do Maxial  Alguns vestígios arqueológicos parecem conceder a esta freguesia uma origem pré-histórica. O castro do Cabeço do Jardo é a prova evidente do que se acaba de afirmar. Aí terão vivido as primeiras populações da freguesia. Os castros eram povoações fortificadas, situadas no alto dos montes e rodeadas por várias linhas de muralhas defensivas. Dentro, vivia em pequenas casas de pedra, cobertas por ramos de árvore, uma população pobre, que se dedicava apenas à agricultura e à domesticação de animais. O mesmo se dirá da gruta artificial da Ermegeira, também em Maxial. É constituída pelos lugares de Eiras da Palma, Aldeia Grande, Sestearia, Póvoa, Valentina, Ermegeira, Loubagueira, Ereira, Vila Seca, Folgarosa e Casais de Santo António. A igreja de Santa Susana, capelas de S. Mateus, de Nossa Senhora de Fátima, de Santa Luzia e de Aldeia Grande, moinhos e azenhas são alguns exemplos de locais de interesse a visitar.


 

A Igreja Paroquial de Santa Susana
1221

44564465
Segundo a tradição, seguida inclusivamente por um documento de 1618, a igreja de Maxial foi fundada por uns cavaleiros franceses, aquando da conquista de Lisboa aos mouros. Esses cavaleiros foram presenteados pela sua heroicidade com a doação destes territórios. O que se sabe com absoluta certeza é que em 1493 já existia, pois existem documentos coevos que o confirmam: uma escritura de doação desse ano, feita por Guiomar Esteves, viúva de Álvaro Afonso, a esta igreja, cujo prior era Gabriel Fernandes. Nessa escritura consta também, que a antiguidade do templo era considerável. O terramoto de 1755 veio no entanto destruir toda esta igreja. Dela resta apenas a capela-mor, que corresponde hoje à capela do cemitério. Igreja dedicada ao N. Sr. da Piedade, presentemente igreja paroquial de Santa Susana. No seu interior as paredes revestidas a toda altura por azulejos tipo tapete do séc.XVI. Notam-se no mesmo vistoso conjunto alguns anjos e a custódia do Sr. do Sacramento. Os Retábulos colaterais postos de canto, são do século XVIII tardio, num deles uma escultura do séc.XVII representando a N. Sr da Piedade. O púlpito é obra do séc. XVII, a fonte baptismal, porém data de 1810.
 po+po+po
A CACHE

Esta multi tem como objectivo dar a conhecer os monumentos e vistas do Maxial. As coordenadas dadas indicam o início do percurso, obrigando-vos a recolher  informações a fim de obter a coordenada final onde se encontra a cache. O percurso que terão de realizar é o seguinte:

1212   Neste ponto N39º 08.304 W009º 10.684 conte o número de tijolos de barro vermelho que compõem o remate do tanque da fonte, esse será o valor A.
hh   Vá até ás seguintes coordenadas N 39º08.293 W009º 10.634, aqui some o ano em que a Nossa Sr. foi benzida pelo bispo de Lisboa,   X+X+X+X=  B esse será o valor.

Faça a soma dos dois  valores A+B=X

A cache final está em: N39º 08.119-X      W009º 09.614+X

Agora que já têm as coordenadas finais da Cache,
divirta-se e aprecie a beleza do local e as respectivas vistas.

Em alturas de muita chuva o caminho não é muito acessível para carros ligeiros, deixe o carro no ponto dado e siga o resto a pé e aproveite para desfrutar a paisagem.

DESCRIÇÃO DA CACHE
É um contentor de tamanho pequeno que tem como conteúdo inicial:
Logbook e Lápis/ Stashnote e prendas para troca.



Additional Hints (No hints available.)