Skip to content

Lourizela Traditional Cache

This cache has been archived.

Bitaro: Caro CMAgueda,
Esta geocache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante uma situação de falta de manutenção.
Relembro a secção das Linhas de Orientação que regulam a manutenção das geocaches:

O dono da geocache é responsável por visitas à localização física.

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Uma vez que se trata de um caso de falta de manutenção a sua geocache não poderá ser desarquivada. Caso submeta uma nova será tido em conta este arquivamento por falta de manutenção.

More
Hidden : 09/22/2008
Difficulty:
4 out of 5
Terrain:
3 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Related Web Page

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Lourizela

Lourizela é uma aldeia serrana localizada na freguesia do Préstimo na vertente ocidental da serra do Caramulo e altaneira ao rio Alfusqueiro sobre a sua margem esquerda. Ergue-se pedra sobre pedra, quer nas casas quer nos muros, em camadas sucessivas de xisto intercaladas por vezes com granito. Esta comunhão de materiais, conjuntamente com diversos elementos em madeira, reflecte a utilização de materiais endógenos, numa simbiose com a natureza.

A nostalgia de outros tempos e a procura de tranquilidade, aliada a uma vontade de preservar a sua herança cultural, fez com que os naturais de Lourizela proporcionassem uma nova vida à aldeia, tornando-a mais bela que nunca. Novos “colonos” aderiram também à reconstrução da aldeia, dando-lhe uma lufada de ar fresco que a tornou mais deslumbrante e apelativa que nunca.

A rede viária é tipica, constituída por um eixo central com pequenas ruas transversais, que direccionam as pessoas para carreiros de acesso à propriedade agrícola e florestal.

A propriedade agricola, constituida por pequenas parcelas, envolve a aldeia num pequeno anel heterogeneo, salpicada de pequenos bosquetes de Carvalho Alvarinho, Loureiros, Sobreiros e outras espécies autóctones. Num outro anel, mais espartano, surge a floresta dominada pelo omnipresente Eucalipto, como se de um mar se tratasse.

Os recantos são inúmeros, assim como as sombras partilhadas pelo cantar da água a cair da pedra, formando pequenas superficies de água numa ribeira de frescura ímpar. Os recantos, as conversas com os moradores, a paisagem e as fotografias, são tudo aquilo que deves procurar....


A Cache:
A cache é um tuppareware que contém um logbook, uma caneta, um porta-chaves e dois pins. Esta cache faz ainda parte de uma "Rota dos Moinhos" em Águeda, o que significa que, embora individual e com coordenadas geográficas próprias sem qualquer relação com outras, esta cache está relacionada com os moinhos, possuindo um contexto ambiental semelhante.


"Rota dos Moinhos"
O moinho de água é característico do concelho de Águeda, nomeadamente das zonas serranas da região. É um marco distintivo na paisagem rural, evidenciando ao mesmo tempo a sabedoria e técnica popular no aproveitamento das potencialidades endógenas do seu meio envolvente.

Additional Hints (No hints available.)