Skip to Content

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.

Traditional Geocache

Cercanias da Freita - PR 4 [Arouca]

A cache by musa Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 11/16/2008
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
3 out of 5

Size: Size: regular (regular)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Related Web Page

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


PR 4 Cercanias da Freita

O percurso inicia-se junto à capela de Stª. Maria do Monte, na freguesia de Stª. Eulália. Começamos a marcha rumando para sul, em direcção à Serra da Freita, através de um caminho que, partindo da capela, percorre o limite poente daquele lugar. Acompanhando o vale profundo do curso superior do rio Urtigosa, por entre castanheiros, carvalhos, pinheiros e eucaliptos, chegamos à aldeia da Ameixieira, com construções típicas de montanha, com telhados de lousa, algumas porém, em avançado estado de degradação.

Image

Chegando ao topo da aldeia, atravessa-se a estrada de asfalto e por estreito carreiro atinge-se um estradão que se dirige ao lugar de Currais. Para se chegar aí, toma-se um caminho à direita, que sobe, primeiro, suavemente, e depois de passar o ribeiro, de forma mais acentuada, até atingir um estradão que se desenvolve pela curva de nível e se encaminha para os Viveiros da Granja. Deste estradão tem-se uma imponente panorâmica sobre o vale de Arouca ao fundo e sobre a Serra do Montemuro ao longe. Toma-se este estradão, à esquerda, até à antiga casa do guarda florestal e parque de merendas, envoltas no arvoredo cerrado e frondoso do chamado "Viveiro da Granja", rumando, de seguida, para Chão de Espinho. Daqui até à Granja é um pulo.

Image

Depois de uns quinhentos metros de asfalto retomam-se os caminhos tradicionais e florestais. Volta-se a atravessar uma estrada de asfalto e inicia-se a descida para o vale de Arouca, em direcção ao pequeno povoado de Povos.

O caminho até esse povoado, inicialmente, por mata de pinheiro, atravessa soutos e manchas de carvalhos belas e aprazíveis, com sub-bosque extraordinário de azevinho e loureiro. Este é um dos recantos mais belos do percurso.

Depois de Povos continua-se por um estradão agradável até à Forcada. Admire-se o núcleo mais antigo desta aldeia, encavalitado num esporão sobranceiro ao vale, solarengo, estratégico, belo. Daqui até Stª Maria do Monte o percurso faz-se por caminhos antigos de rara beleza, campos em socalco, ribeiras... A aproximação à Capela faz-se pelas ruas antigas e estreitas desse lugar acolhedor e de gente hospitaleira.

Image

Santa Eulália

A freguesia de Santa Eulália dista da sede do Concelho cerca 2 Km. Foi anexada ao Mosteiro de Arouca pelo Bispo de Lamego, D. Fernando de Noronha, em 15 de Junho de 1520, anexação essa confirmada pelo Rei D. João III, por alvará de 24 de Fevereiro de 1540.
Existe na freguesia uma importante estação arqueológica, no monte de S. João de Valinhas, sobranceiro, pelo norte, ao Vale de Arouca.

Burgo

A freguesia do Burgo confina, pelo poente, com a freguesia sede do concelho de Arouca. Foi concelho, ao longo de séculos, ainda que com área muito inferior à da freguesia actual. Limitava-se a pouco mais que uma rua, como é referido nas "Memórias Paroquiais" de 1758. Foi extinto e anexado ao Concelho de Arouca, em 17 de Dezembro de 1817, por decisão que secundou a vontade dos próprios moradores.

Doçaria

A variedade e qualidade da doçaria conventual e regional de Arouca são hoje recurso de grande valia e fonte inestimável de riqueza para o Concelho. O mosteiro e as suas freiras legaram-nos, nesse domínio, um património riquíssimo, que continua a ser transmitido de mãos em mãos, de geração em geração, mantendo-se o segredo da sua confecção nas poucas famílias que a ele tiveram acesso. As castanhas doces, as morcelas, o pão de S. Bernardo, as barrigas de freira, o manjar de língua, as roscas e os charutos de amêndoa, o pão de ló, os melindres, são apenas algumas das variedades da doçaria arouquense que, semana a semana, atraem tantos visitantes ao concelho.

Torre dos Mouros

Situada no lugar de Lourosa de Campos, datada do séc. XII, é uma torre senhorial, quadrangular, de estilo gótico, com uma cisterna (hoje enterrada) com seteiras e matacães e uma inscrição ainda não decifrada até ao presente. É conhecida, entre a população, por "Torre dos Mouros". É o monumento de maior dimensão e importância e o melhor conservado de toda a freguesia do Burgo.

Memorial de Santo António

É um curioso arco funerário medieval, em granito, situado na freguesia de Santa Eulália. É um dos seis monumentos deste tipo existentes em todo o País. Foi classificado como monumento nacional em 1910.
É também chamado "Arco da Rainha Santa" por, segundo a lenda, estar ligado ao trajecto fúnebre da padroeira de Arouca, Rainha Santa Mafalda.
Admitem alguns investigadores que se tratará de um monumento tumular, datado dos séculos XII ou XIII.

Partida e chegada: Capela de Sta. Maria do Monte

Âmbito: Desportivo, panorâmico e ambiental

Tipo de Percurso: de pequena rota, por caminhos tradicionais e de montanha

Distância a percorrer: 13,3km - em circuito

Duração do percurso: Cerca de 3h

Nível de dificuldade: Médio, requerendo alguma prática

Desníveis: Embora com um desnível acumulado de 840 metros, este dissipa-se pela distância não havendo descendentes e ascendentes muito longas. Exceptua-se a ascendente entre a Ameixieira e o estradão dos Viveiros que, além de algo longo (cerca de mil metros), tem uma forte ascendente na sua parte final

Época aconselhada: Todo o ano

Mais informações

DOWNLOAD DO PERCURSO


A CACHE

A cache está na parte final do percurso, entre a Forcada e Santa Maria do Monte, rodeada de uma paisagem florestal deveras relaxante.

É uma lata dentro de dois sacos. Pode fazer trocas. Se tiver dificuldades em encontrá-la, deve usar a hint. Tire fotos do percurso e publique. 

Pode também procurar esta cache (Viveiros da Granja), que fica no mesmo percurso.

Obrigado.

Additional Hints (Decrypt)

Noevtnqvaun
/Jryy pbirerq

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



 

Find...

59 Logged Visits

Found it 55     Write note 2     Publish Listing 1     Owner Maintenance 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 9 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated: on 3/6/2018 7:21:28 AM (UTC-08:00) Pacific Time (US & Canada) (3:21 PM GMT)
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page