Skip to Content

<

A Anta do olival

Hidden : 10/14/2008
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size: small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


 

As antas são monumentos megalíticos tumulares colectivos (datados desde o fim do V milénio a.C. até ao fim do III milénio a.C., na Europa, e até ao I milénio, no Extremo Oriente). O nome deriva do Bretão dol = mesa e men = pedra. São constituídos por uma câmara formada por uma grande laje pousada sobre pedras verticais que a sustentam.

A câmara dolménica era um espaço sepulcral que, ao que tudo indica, se apresentava outrora sempre encoberto por um montículo artificial de terra, geralmente revestido por uma couraça de pequenas pedras imbricadas, formando aquilo que se designa por uma mamoa ou tumulus.

Estes monumentos pré-históricos também são conhecidos por dolmans, orcas, arcas, e, menos vulgarmente, por palas. Popularmente, são também por vezes designados por casas de mouros, fornos de mouros ou pias.

FONTE: wikipédia.

A Cache

Tal como referido por várias fontes, as antas, ou dolmans são mais comuns no sul do país, mas existem vários não catalogados no nosso território. Este que propomos a visita é um desses casos.

A anta encontra-se no chamado “Olival da Anta” perto do monte de S.Martinho e o local apresenta algumas curiosidades… Vegetais. Quando chegarem ao local verão a que me refiro.

A cache encontra-se escondida na zona das árvores “intrusas”

IMPORTANTE

À semelhança das outras caches que propomos na zona, a anta pode ser visitada, mas terão que entrar em propriedade privada. Devem entrar no ponto sugerido e seguir a estrada (a pé) até à anta. (900m)

Se alguém questionar a vossa presença, referem que irão visitar a anta. As pessoas da zona são afáveis e darão certamente indicações. O que lhes importa é no fundo o respeito pelo espaço no qual habitam. A presença de pessoas é bem vinda.

O carro deve ficar no viewpoint sugerido e o resto do caminho deve ser feito a pé.

No caso desta cache, o GPS pode nem ser necessário pois poderão perguntar às pessoas que encontrarem qual é o melhor caminho para a anta. No local… não há muito onde procurar.

Podem também neste local ter uma ideia da harmonia existente entre o homem e a paisagem. Um dos pontos que frisamos é o facto da anta lá estar e tudo o resto se desenvolver à volta. E sim, é dali que vem algum do azeite que consumimos.

 

Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

75 Logged Visits

Found it 69     Write note 2     Temporarily Disable Listing 1     Enable Listing 1     Publish Listing 1     Update Coordinates 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 25 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.