Skip to content

<

Fajão, Aldeia de Xisto

A cache by Luis e Ana Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 02/13/2009
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   regular (regular)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

Esta cache encontra-se na aldeia de Fajão no concelho de Pampilhosa da Serra.

O carro tem de ficar num dos parques de estacionamento à entrada da aldeia e a partir daí podem fazer o percurso a pé e assim conseguem apreciar verdadeiramente este local.

Fajão é uma freguesia portuguesa do concelho de Pampilhosa da Serra, com 65,70 km² de área e 295 habitantes (2001), está situada a norte do concelho e faz fronteira com o concelho de Arganil. Foi vila e sede de concelho até 1855 e tinha, em 1801, 713 habitantes. Com reforma administrativa de 1855 o concelho de Fajão foi extinto e passou a ser apenas uma freguesia do concelho da Pampilhosa da Serra. Actualmente, é constituída pelos lugares de Açor, Boiças, Camba, Castanheira, Cavaleiros de Baixo, Cavaleiros de Cima, Ceiroco, Ceiroquinho, Covanca, Fajão, Gralhas, Mata, Ponte de Fajão, Porto da Balsa e Vale Pardieiro.
Fajão, uma das dez freguesias do concelho de Pampilhosa da Serra, está situada numa espécie de concha rodeada de montanhas, tendo à esquerda os rochedos de Penalva e o cabeço da Mata, para a direita a Serra da Rocha, à rectaguarda a Serra da Amarela e em frente o Picoto de Cebola.
A sua situação à beira de uma estrada que liga a Beira Baixa com as outras Beiras, tornaram-na um centro de passagem obrigatória para os almocreves e outros visitantes que por ali tinham que passar.
Aldeia de grandes tradições, tem na sua essência o xisto com que são construídas a maior parte das suas habitações. Aldeia da rede "aldeias de xisto", encontra-se em franca recuperação arquitectónica de forma a promover o turismo regional.
Dista cerca de 20 Km da aldeia do Piodão, sendo que o alojamento nesta aldeia é de qualidade e a preços simbólicos em relação a esta. Tem também como posse uma aldeia chamada de Castanheira da Serra cheia de grandes e também diversas tradições perto de Ceiroquinho.

Patrimonio
• Museu Monsenhor Nunes Pereira
• Igreja Paroquial de Fajão - Séc. XVIII.
• Capelas - Em zona aprazível, à entrada da aldeia de Fajão, erguem-se as capelas de N. Senhora da Guia e de S. Salvador.
• Antiga Casa da Câmara e Cadeia - Edifício em xisto que alberga hoje uma acolhedora hospedaria.

Vá ao adro da igreja, sinta a frescura da Fonte Velha. Percorra os pátios do largo da cadeia e do Museu Monsenhor Nunes Pereira para chegar ao topo da aldeia. Lá a piscina aguarda os dias de Verão. Sente-se à sua mesa no restaurante “O Juiz de Fajão” e descubra porque é que a gastronomia é um dos atractivos, com o cabrito assado, o bacalhau ou a tigelada.

Quando chegarem ao ponto inicial respondam à seguinte questão:

Qual o último algarismo da data de construção da igreja? (X)

Dirijam-se depois ao segundo ponto.

Coordenadas do segundo ponto:
N 40º 08.965
W 007º 55.407

Respondam à seguinte questão:

Qual a data do quadro com o homem e a criança? (Y)

Coordenadas finais:
N 40º 0X.116
W 007º 55.(Y-1664)

Additional Hints (No hints available.)