Skip to Content

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.

This cache has been archived.

MightyREV: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante as situações relatadas.
Relembro a secção das Guidelines sobre a manutenção http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=307#maint :

[quote]Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

A região onde um geocacher é considerado capaz de manter geocaches responsavelmente irá variar de pessoa para pessoa. Um geocacher que anteriormente fez registo de geocaches numa área alargada a partir da sua residência pode ser considerado habilitado a manter uma geocache a 200 milhas (322 Km) de distância. Contudo, alguém cujas actividades de geocaches têm sobretudo estado dentro da distância de 25 milhas (40km) de sua casa não deverá estar preparado para manter uma geocache tão distante de casa. O critério usado nesta situação fica a cargo do revisor da geocache ou pela Groundspeak.

Por causa do esforço requerido para manter uma geocache, por favor coloque geocaches físicas no seu espaço habitual de geocaching e não em sítios para onde costuma viajar. Geocaches colocadas durante viagens não serão muito provavelmente publicadas a menos que possa fornecer um plano de manutenção adequado. Este plano deve permitir uma resposta rápida a problemas reportados, e deverá incluir o Nome de Utilizador de um geocacher local que irá tomar conta dos problemas de manutenção na sua ausência. Alternativamente poderá treinar uma pessoa local para fazer manutenção à geocache. Documente o seu plano de manutenção numa Nota ao Revisor ou na sua página de geocache. Isto deverá incluir a informação contacto da pessoa que irá efectuar a manutenção. A nota irá ser apagada automaticamente aquando da publicação.[/quote]

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me através do mail indicado no meu perfil e refira o GC Code da cache.
Lembro que a eventual reactivação desta cache passará pelo mesmo processo de análise como se de uma nova cache se tratasse, com todas as implicações das Guidelines actuais.

Obrigado

[b] MightyREV [/b]
Geocaching.com Volunteer Geocache Reviewer
Revisor Voluntário em Geocaching.com

[url=http://support.groundspeak.com/index.php]Centro de Ajuda Groundspeak[/url]
[url=http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=340]Trabalhar com o Revisor[/url]
[url=http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=77]Como ter uma cache publicada (mais) rapidamente[/url]
[url=http://www.geocaching.com/about/guidelines.aspx]As Guidelines são regras[/url]

More

Multi-cache

Palácios e Solares de Condeixa

A cache by gREDINHA & Mary Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 4/12/2009
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size: small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Palácios e Solares de Condeixa-a-Nova

(English translation below)



Um Pouco de História...
O lugar de Condeixa-a-Nova esteve sempre ligado a Conimbriga, cidade romana fundada no séc. II a.c. e que conheceu um periodo de crescimento e prosperidade que durou mais de 4 séculos. Com o declínio do império romano e após as invasões Bárbaras, Conimbriga terá sido definitivamente abandonada no séc. XI d.c. Os poucos habitantes que ficaram fundaram a actual Condeixa, mais a norte.

Em meados do século XIII Condeixa ocuparia uma área não superior a 800 m2, entre a igreja e a actual Rua Wenseslau Martins de Carvalho (Rua Nova). A primeira referência em manuscritos data do ano de 1219 onde Condeixa-a-Nova aparece assim mencionada, para se distinguir de outra Condeixa (a Velha). No século XVI o lugar foi elevada a freguesia, pois conta-se que D. Manuel I passou por aqui em 1502, a caminho de Santiago de Compostela, tendo-lhe concedido foral, a 3 de Julho de 1514, a pedido dos seus habitantes.

Na época quinhentista, Condeixa era uma das principais localidades da zona de Coimbra, sendo já atravessada pela Estrada de Lisboa (actual IC2). Com a epopeia marítima dos Descobrimentos, Condeixa conhece franca prosperidade e são construídos alguns palácios e solares, habitados por famílias nobres, dos quais se destacam o Palácio dos Sotto Mayor, o Palácio dos Sás e o Palácio dos Figueiredos, entre outros. É neste periodo que é construída a melhor arquitectura barroca da vila. Este progresso viria a ser abruptamente interrompido pela 3ª Invasão Francesa, em Março de 1811. As tropas de Napoleão comandadas pelo General Massena, depois de derrotadas no Buçaco, semeiam terror e destruição na vila e arredores, saqueando e ateando fogo aos principais edifícios de Condeixa, onde nem se quer a igreja foi poupada.

Palácio dos Figueiredos
Situado no Largo Artur Barreto, este palácio pertenceu aos Condes de Portalegre e foi restaurado e ampliado em meados do séc. XVII. Após esta restauração, o palácio viria a ficar conhecido pelo Paço dos Figueiredos de Condeixa e pelo Paço do Capitão-Mor. À semelhança de outros edifícios importantes, foi incendiado durante as invasões francesas. Nos dias de hoje, o edificio alberga a Câmara Municipal, sendo os Paços do Concelho. Possuidor de uma notável arquitectura, a sua entrada abre-se num pátio interior, de onde se elevam duas escadarias, ligadas entre si por uma varanda, cuja abertura se apoia numa série de colunas. Catorze janelas rasgam a sua frontaria, onde se destaca o brasão de armas dos Figueiredo. À frente do edifício, existe um monumento erguido em memória dos combatentes mortos na I Guerra Mundial, que se julga ter sido o primeiro do género a ser construído no nosso país.

Palácio dos Sás
Construído no Sec. XVII, o Palácio dos Sás foi um dos maiores do país. Originalmente tinha 23 janelas rasgadas na frontaria, a meio da qual se destacavam as armas dos Sás. Do núcleo primitivo consta a capela de Nossa Senhora da Assunção, da Igreja Matriz de condeixa, instituída em 1610. Foi incendiado pelas tropas francesas na sua terceira invasão. Em 1930, por iniciativa do então Presidente da Câmara Municipal, Tenente José Pires Beato, foram expropriadas as ruínas deste palácio, para posterior alargamento da Praça da República e abertura de várias ruas.

Palácio dos Sotto Mayor
Antigo solar de Nossa Senhora da Piedade, é também conhecido como Palácio dos Lemos ou como Palácio Dos Ramalhos de Condeixa, cujo morgadio foi instituído em 20 de Junho de 1732. A primitiva construção remonta ao séc. XVII, mas foi na época pombalina que a sua fachada foi duplicada, construíndo-se nessa data, a sua entrada central. Esta obra foi realizada para ser recebido no palácio o rei D. José I, que afinal não chegaria a visitar Condeixa. O solar, constituído por três corpos, apresenta uma larga fachada ladeada por torreões, na qual se abrem 19 janelas de varanda. Anexa, encontra-se uma capela que outrora teve uma imagem em madeira de Nossa Senhora da Piedade. A meio da frontaria do palácio ostentam-se dois brasões: o dos Lemos e por baixo deste, o dos Ramalhos. Este palácio foi uma das residências particulares mais sumptuosas do país. Foram seus hóspedes D. Miguel I, D. Maria II, D. Fernando e seus filhos, D.Pedro V, o rei D. Carlos, o Infante D. Afonso e o príncipe D. Miguel, entre muitas outras figuras ilustres. Presentemente é propriedade da família Sotto Mayor, de onde provém o seu nome actual.

A Cache
Esta multi-cache vai levar-vos a conhecer três palácios de Condeixa-a-Nova, num percuros de cerca de 400m pelas ruas de Condeixa. A descoberta começa na coordenada inicial. Se vierem de carro, existe um estacionamento subterrâneo cuja primeira meia hora é gratuita.
No ponto inicial, descubram o seguinte:

A=número de animais no brasão
B=número de torreões de pedra no telhado (só os da frente)

Agora dirige-te ao segundo palácio em:
N 40º 06,(A+5)43
W 08º 29,(B+4)86

Neste segundo ponto, anota as 2 datas que encontras inscritas na pedra e faz a seguinte conta:

C=soma dos algarismos do 1º ano
D=soma dos algarismos do 2º ano

Dirige-te ao palácio final em:

N 40º 06,96(C-10)
W 08º 29,85(D-16)

Espero que gostem! Dado que a cache final é uma micro, levem pins para a troca!

Palaces and Manors of Condeixa

The Cache
This multi-cache will lead you in a journey for about 400m along the streets of Condeixa, and let you know some nice old pallaces from 18 century.
Go to the first point and find:

A=number of animals on the coat of arms of the building
B=number of stone turrets on the roof of the building (just in the front)

Now heading to the second building at:
N 40º 06,(A+5)43
W 08º 29,(B+4)86

At this point, get the two dates at the wall and calculate:

C=summ of the numbers of the first year
D=summ of the numbers of the second year

Now, go to the final pallace at:
N 40º 06,96(C-10)
W 08º 29,85(D-16)

Enjoy the Ride! The container is small, so trade pins only, please!

Additional Hints (Decrypt)

CG - Qrfvfgrf? ragãb fragn-gr...
HX - Tvir hc? Fvg qbja...

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



 

Find...

414 Logged Visits

Found it 388     Didn't find it 6     Write note 4     Archive 1     Temporarily Disable Listing 4     Enable Listing 3     Publish Listing 1     Needs Maintenance 4     Owner Maintenance 1     Post Reviewer Note 2     

View Logbook | View the Image Gallery of 39 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated: on 11/15/2017 3:17:55 PM (UTC-08:00) Pacific Time (US & Canada) (11:17 PM GMT)
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page