Skip to content

A Lavadeira Traditional Cache

This cache has been archived.

Bitaro: Olá Team GeocacherZONE,
Esta geocache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante uma situação de falta de manutenção.
Relembro a secção das Linhas de Orientação que regulam a manutenção das geocaches:

O dono da geocache é responsável por visitas à localização física.

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Uma vez que se trata de um caso de falta de manutenção a sua geocache não poderá ser desarquivada. Caso submeta uma nova será tido em conta este arquivamento por falta de manutenção.

More
Hidden : 8/19/2009
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Related Web Page

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


A Lavadeira

Lavadeiras

 

 

As lavadeiras eram normalmente raparigas da região saloia que vinham a Lisboa todas as semanas à casa das suas clientes (de classes sociais mais altas ou mais abastadas) buscar roupa para lavar. Eram oriundas das terras a norte da cidade, principalmente de Caneças, Lousa, Malveira, Terrugem, entre outras. Lavavam a roupa nos rios, nas ribeiras, nos riachos e/ou em lavadouros públicos e transportavam a mesma em trouxas que carregavam à cabeça, em cima das trouxas, em cima do burro, ou em galeras puxadas por mulas, as quais, mais tarde, acabaram por ser substituídas por camiões de caixa aberta, onde viajavam em grupo sentadas

 

Imortalizada no filme “Aldeia da Roupa Branca” (1938), onde Beatriz Costa brilhou num memorável papel (ela própria uma genuína saloia), a figura típica da lavadeira elevou-se, desde essa altura, ao estatuto de ícone da região.
O filme foi rodado por estas paragens e muitas das actrizes/figurantes eram precisamente verdadeiras lavadeiras saloias

Pouco a pouco, e com o aparecimento da água canalizada, as lavadeiras foram desaparecendo enquanto actividade profissional, permanecendo, no entanto, na memória colectiva deste povo.

Additional Hints (No hints available.)