Tapada Real
Esta cache vem dar a conhecer a Tapada Nacional de Mafra.
A Tapada Nacional de Mafra, ou simplesmente Tapada de Mafra é uma área verde situada na freguesia de Sobral da Abelheira, em Mafra, Portugal.
Com 819 hade área, rodeada por um muro de 21 kmde extensão, a Tapada de Mafra possui grande diversidade de espéciesanimaise vegetais.
A Tapada de Mafra foi criada em 1747, no reinado de D. João V na sequência da construção do Palácio de Mafra, que lhe é contíguo. Conhecida então como Tapada Real de Mafra, a sua criação teve como objectivo a existência de uma zona de lazer real vocacionada para a caça para entretenimento da família real e da nobreza.
Na actualidade, a zona é ainda usada para a caça, feita de forma limitada, e para turismo rural e lazer.
Fauna
A fauna da área é marcada pela presença de espécies usadas na caça desportiva, como o gamo (Dama dama), o veado-vermelho (Cervus elaphus) e o javali (Sus scrofa). Outras espécies de mamíferospresentes são o lobo ibérico(Canis lupus signatus), a raposa (Vulpes vulpes), a doninha (Mustela nivalis) e a gineta (Genetta genetta).
Diversas espécies de aves são encontradas na Tapada. Entre as aves de rapina, conhece-se a existência de alguns espécimens de bufo-real (Bubo bubo), águia de Bonelli (Hieraaetus fasciatus), açor (Accipiter gentilis) e peneireiro-vulgar (Falco tinnunculus), entre outras. Outras aves incluem o gaio comum (Garrulus glandarius), a perdiz (Alectoris rufa), o tentilhão (Fringilla coelebs) e o rouxinol (Luscinia megarhynchos).
A presença de zonas húmidas em toda a Tapada proporciona um habitat para a existência de diversos anfíbios, como a salamandra (Salamandra salamandra), o tritão verde (Triturus marmoratus) e a rela (Hyla arborea). Encontram-se ainda pequenos répteis como a osga (Tarentola mauritanica), a lagartixacomum (Podarcis bocagei) e a víbora cornuda (Vipera latastei), uma espécie venenosa mas não agressiva.
Flora
A diversidade florestal da área é considerada a grade riqueza da Tapada de Mafra. Abundam espécies como o pinheiro-manso (Pinus pinea) e o pinheiro-bravo (Pinus pinaster), o sobreiro (Quercus suber), o carvalho lusitano(Quercus faginea) e o zambujeiro, um tipo de oliveiraselvagem (Olea europea var. sylvestris). O eucalipto (Eucalyptus globulus) é também abundante mas não uma espécie desejada na zona, estando a sua erradicação em progresso. Outras árvores presentes na Tapada são o choupo (Populus sp.), o plátano (Platanus sp.), o salgueiro (Salix sp.) e o freixo (Fraxinus sp.).
Fazem parte da flora da Tapada arbustos como a urze (Erica scoparia), a murta (Myrtus communis), a aroeira (Pistacia lentiscus), o pilriteiro (Crataegus monogyna) e o carrasco (Quercus coccifera), assim como o feto Pterydium aquilinum.
Actividades
Na Tapada de Mafra encontram-se instalações de turismo rural, além de espaços para a realização de diversos tipos de eventos. Existem trilhos para percurso pedestre ou BTT e visitas guiadas para observação da fauna e flora.
A caça é permitida em alturas específicas do ano e bastante condicionada, de modo a manter o equilíbrio cinergético da área.
São também organizadas actividades pedagógicas de educação ambiental, com um público-alvo preferencialmente juvenil.
Existem dois museus na Tapada: o Museu da Caça e o Museu dos Carros de Tracção Animal do séc. XIX.
Fontes:
www.tapadademafra.pt
pt.wikipedia.org
A cache é um container irregular com os habituais items, encontra- se na parte de fora da Tapada, pelo que não é obrigatório a visita, mas recomenda-se a todos que gostam de natureza.
Boa sorte, divirtam-se e por favor não usem spoilers nos logs.