Skip to content

Os moinhos Multi-cache

This cache is temporarily unavailable.

SousaTeam: Para remodelação

More
Hidden : 05/02/2009
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Os moinhos


"Neste parque podem encontrar: um moinho de água, um moinho de vento, um parque de merendas e um parque infantil.


Um moinho de água, ou azenha , é um tipo de moinho movido pela água que permite moer grãos, gerar electricidade, irrigar grandes áreas e drenar terrenos alagados a partir da força da água.
Esta é a estrutura mais antiga conhecida de aproveitamento da energia cinética das águas dos rios e ribeiros.
Há centenas de anos que o movimento da água é usado nos moinhos. A passagem da água faz mover rodízios de madeira que estão ligados a uma mó ( pedra granítica redonda muito pesada). Esta, mói o cereal (trigo, milho, cevada, aveia, etc.) transformando-o em farinha.
Quando chove nas colinas e montanhas a água escorre para os rios que se deslocam para o mar. O movimento ou a queda da água contém energia cinética e energia potencial que pode ser aproveitada como fonte de energia.
Normalmente constroem-se diques que param o curso da água acumulando-a num reservatório a que se chama albufeira ou represa. Noutros casos, existem diques (açudes) que não param o curso natural da água, mas obriga-a a passar por um desvio que a leva até o moinho.


O funcionamento de um moinho de vento é bastante simples. A acção do vento faz girar uma roda de pás no alto do moinho, tal como um cata-vento gigante. Porém, essa roda de pás está presa a um eixo vertical, que, por meio de um sistema de engrenagens, acciona um outro eixo, dessa vez horizontal, cujo movimento giratório pode realizar algum trabalho útil, como, por exemplo, moer os grãos de trigo que vão servir para fazer o pão do seu café da manhã!
Por volta do século 12, a utilização dos moinhos de vento espalhou-se pela Europa. Primeiro, chegou a Itália; em seguida, a França; depois, alcançou a Península Ibérica, onde hoje localizam-se Espanha e Portugal."


Esta Cache foi criada pelo TiagoPaes.


A cache:

Uma multi cache em que apenas é necessário no ponto inicial retirar as coordenadas para o ponto Final.

Trata-se de um conteiner de tamanho small onde se pode encontrar o logbook e pequenos objectos para troca.

Additional Hints (No hints available.)