Skip to content

Fonte dos Passarinhos Multi-cache

Hidden : 5/22/2009
Difficulty:
1 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Fonte dos Passarinhos





A Fonte dos Passarinhos faz parte do conjunto de seis fontes da vila de Caneças que foram alvo de uma actividade comercial intensa dedicada à venda e distribuição de água para a cidade de Lisboa até à criação de uma rede de água potável que abastecesse a cidade.

A construção da fonte remonta ao ano de 1934 e foi realizada de forma a aproveitar uma nascente cuja mina se encontra a cerca de 70 metros a NW da fonte. A contrução foi ordenada por dois irmãos que possuiam o terreno, mais tarde aquando da morte dos mesmos a propriedade passou para os respectivos herdeiros, o genro de um dos donos originais comprou depois a metade que não possuía da fonte vivendo ainda hoje na única casa que se encontra na propriedade (casa à direita no caminho para a fonte) e contando já com mais de 90 anos de idade.

As outras fontes da freguesia são: Fonte das Fontaínhas, Fonte da Quinta do Castelo de Vide, Fonte das Piçarras, Fonte dos Castanheiros e Fonte do Ouro. A maioria delas não são visitáveis, devido ao facto de se encontrarem em propriedade privada.




No recinto da fonte ladeando o muro podem observar-se duas áreas distintas com divisórias e base em cimento, do lado esquerdo encontram-se quatro zonas (entre a fonte e a área de lavagem) e outras duas do lado direito (entre a fonte e o escritório). Estas áreas eram concessionadas, cada uma delas era utilizada por uma empresa de distribuição distinta que possuía uma mulher durante todo o dia a encher bilhas de água, ao homem cabia a tarefa de carregar as bilhas para uma carrinha de caixa aberta que conduzia depois até aos postos de venda da cidade de Lisboa.
O escritório foi recentemente renovado e era a área onde se encontrava sempre um empregado que registava o número de bilhas que eram depositadas em cada área.




A lavagem das bilhas era realizada numa área própria que ainda hoje se pode observar. A mesma é composta por quatro suportes onde as bilhas eram encaixadas de "cabeça para baixo", de seguida era ligado um motor eléctrico que expelia água sob pressão lavando desta forma as referidas bilhas, esta tarefa era realizada pelas mesmas mulheres que as enchiam.


A água da fonte é potável, bebam à vontade.



Cache


Esta cache foi colocada para comemorar o meu centésimo found.
Foi escolhido o tipo multi para não colocar o container em propriedade privada.

A cache só está disponível durante o dia, sendo o seu horário indeterminado, as coordenadas publicadas são em propriedade privada, mas o dono da mesma abre diariamente os portões para quem quiser visitar a sua fonte.
NÃO tentem fazer a cache se o portão estiver fechado.

O carro é para deixar mesmo no estacionamento indicado e depois deve seguir-se a pé, entrar pelo portão e caminhar uns 50 metros até ao ponto publicado.
O ponto final é fora da propriedade privada e a saída da mesma deve ser realizada pelo mesmo caminho da entrada.

As coordenadas do ponto final são: N 38° 49.ABC W 009° 13.DEA em que:
A -> Quantas andorinhas de barro ainda resistem dentro da fonte?
B -> A - 1
C -> Segundo dígito do ano da data de construção + 3.
D -> Dia da data de construção (formato: d-m-yyyy).
E -> Mês da data de construção (formato: d-m-yyyy) + 1.

É um container vulgar, tipo tupperware e o conteúdo inicial é o seguinte:
  • Stash Note
  • Log Book
  • Lápis
  • 3 Travel Bugs
  • 5 Tazos de Futebol
  • 1 Boneco para Crianças

Additional Hints (No hints available.)