Skip to Content

<

Penhas Douradas [Serra da Estrela]

Hidden : 7/5/2009
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
3 out of 5

Size: Size: regular (regular)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


 

Penhas Douradas [Serra da Estrela]

 

 Automatic ENGLISH TRANSLATION here.

 

A Rasa e a Angela cobertas de Neve

 

Quando se fala em Penhas Douradas, é frequente a associação com a meteorologia. Quem é que nunca ouviu na TV ou Rádio: - 17 graus para Lisboa, 23 para Faro, 15 para Porto e Bragança e 6 graus para as Penhas Douradas!

As Penhas Douradas, são também conhecidas pelo Vale do Rossim e a sua magnífica Lagoa que no Verão e especialmente aos fins-de-semana se transforma numa autêntica estância balnear, ou então porque é na zona das Penhas Douradas que nasce o maior rio Português, o Mondego.

Mas porquê "Penhas Douradas"?

Na vertente sul da Lagoa do Rossim elevam-se em direcção aos céus várias fragas denominadas “Fragões das Penhas”. Elas são 3, mas as mais imponentes são a "Rasa" e a "Angela" que lado a lado, quais vigilantes do vale, se elevam a mais de 1600 metros de altitude, concretamente 1657 e 1649 metros respectivamente, ficando por trás destas duas a 3ª "irmã" no qual foi implantado o Vértice Geodésico, denominado de "Fraga das Penhas" com 1668 metros de altitude. Estas fragas ou penhas, devido ao tipo de granito, à flora (vários tipos de líquenes) que as cobre e à situação geográfica, adquirem, por altura do nascer e do pôr-do-sol uma espectacular coloração dourada. É portanto desta conjugação, fragas/penhas e a coloração dourada, que advém a designação de "Penhas Douradas".

Assistir ao nascer do sol sentado no "colo da Angela" é algo de extraordinário e único, é daqueles momentos que fazem com que tudo valha a pena!

 

Da esquerda para a direita, a Angela e a Rasa

A cache:

Esta cache foi pensada com duas finalidades. A 1ª foi de encerrar com chave de ouro a "Expedição à Candeeira" realizada a 4 e 5 de Julho de 2009 por um grupo de amigos unidos, entre outras coisas, pelo Geocaching. Uma expedição que partiu da zona do Fragão do Corvo em direcção à Nave da Mestra, passando pelo Vale das Éguas e pelo Curral do Martins. Tendo por «acampamento base» a Mestra fomos à conquista do Belo Vale da Candeeira pela vertente mais difícil, a Norte. Após a pernoita na Mestra, rumou-se ao Vale do Conde e ao Lapão da Ronca e depois de uma breve paragem, o almoço e a Lagoa do Rossim esperava-nos, não sem antes deixarmos a cache num local que (na opinião de quem já lá esteve) faz lembrar os Picos da Europa. A 2ª será a de proporcionar a todos quantos a visitem a sensação de estar entre dois gigantes de granito com a lagoa aos pés e a imensidão da serra nas costas, e claro dar a conhecer mais um recanto e as suas histórias.

 

Geocachers responsáveis pela cache

Como chegar:

As possibilidades são muitas, mas a que recomendamos é esta: Partindo da Lagoa do Rossim, tomem o trilho T1 tendo como ponto de referência o Waipoint P1 e sigam as marcas vermelhas até ao Waipoint P2. Aí devem virar à esquerda deixando o trilho, seguindo agora em direcção ao Waipoint P3 (tentem seguir as mariolas que vão encontrando). Se tudo correu bem, no Waipoint P3 encontram uma espécie de porta entre duas pedras encimadas por mariolas, nessa altura se olharem para a esquerda verão a “Angela”. Daqui em diante, que conheçamos, não existe trilho marcado, mas basta seguir a setinha do GPS mantendo sempre as duas penhas à vossa frente. Respeitem a flora fazendo os possíveis (e os impossíveis) para não pisar os arbustos e a vegetação rasteira.

 

Recomendações e dicas adicionais:

Com neve, gelo ou chuva é necessário cuidados redobrados na procura da cache para não escorregar. Com tempo seco é possível subir quase até ao topo da "Angela" por uma espécie de trilho formado por uma saliência na rocha, (visível do local da cache) e daí desfrutar de uma vista avassaladora sobre a barragem.

Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

103 Logged Visits

Found it 96     Didn't find it 2     Write note 4     Publish Listing 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 70 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.