Skip to Content

<

Ermida da Nossa Sra do Desterro [Matagão]

A cache by RicardU & gabriel.silva Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 08/25/2009
Difficulty:
2.5 out of 5
Terrain:
3 out of 5

Size: Size: small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

O Objectivo desta cache é leva-lo às Fragas do Matagão, de onde terá uma excelente panorâmica da a encosta Sul da Serra da Estrela, das Freguesia de Alvoco da Serra, Teixeira de Cima e Vide.

No local Também podem observar uma Ermida, construída recentemente, a mando de um emigrante que prometeu edificar um pequeno templo neste lugar, onde se faz a divisão administrativa das freguesias da Teixeira e de Alvoco da Serra.

Mas alguns desentendimentos entre o proprietário e o Bispo da diocese dificultaram a conclusão dos trabalhos e a sagração da Ermida, pelo que durante muito tempo esta cache tinha o nome de "Capela Incompleta", felizmente a situação já está resolvida.

Toda esta área da Serra da Alvoaça foi alvo de uma intervenção arqueológica aquando da construção do parque eólico, pelo que em muitas desta fragas se podem observar gravuras rupestres. Para saber mais sobre estes achados contacte o Centro de Interpretação de Arte Rupestre da Serra da Estrela, em Vide - Seia.

Ainda pode contemplar o parque eólico da Serra da Alvoaça em pleno funcionamento.




A Cache: Para chegar à cache deve sair da EN 231 no waypoint inicial, na zona das Pedras Lavradas, onde começa o caminho de terra batida que leva ao parque eólico, e onde pode obter mais informação sobre o parque, sobre a fauna e flora da região, num painel informativo. A cerca de 300m deste ponto deve cortar à esquerda e seguir sempre em frente. Apesar de ser de terra batida qualquer carro ligeiro pode fazer a aproximação à cache sem dificuldade.

A cerca de 300m do GZ vai encontrar um portão, deve deixar aí o cachemobil e seguir a pé. No portão estão algumas placas que proíbem o acesso a pessoas estranhas, mas não há qualquer problema em ignorar essa proibição.

Pode optar por outra aproximação se for a pé, se tiver um todo terreno, uma moto ou bicicleta, pode fazê-lo pelo aceiro onde se encontra a cache desde a EN231(Catraia- cruzamento com a Teixeira de Baixo) ou desde o parque eólico.

Esperamos que goste tanto deste lugar como nós.

Divirtam-se!

free counters


Translation

Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

92 Logged Visits

Found it 87     Write note 4     Publish Listing 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 36 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.